Bispos católicos assumem o grito profético levantado pelo povo brasileiro

Do povo

Prezado amigo padre Jacek Zdrojewski, Walla Walla, Washington, Estados Unidos

Certamente o amigo acompanha o noticiário sobre o Brasil e o golpe que sofremos neste momento.

Poderosa articulação organizou-se com  participação internacional, de setores do empresariado brasileiro, notadamente do setor financeiro, do congresso nacional, da mídia e do judiciário para golpear o Estado social e sujar a democracia.

Muitos setores populares foram enrolados nas mentiras introjetadas no pacote do discurso ante corrução.

O resultado de todo esse imbróglio foi a destruição das bases econômicos da produção e dos empregos, além de atropelar os direitos sociais representado pelo pacote de maldades do golpista Michel Temer,  que visa achincalhar a previdência e a dignidade do trabalho.

Muitas vozes se levantam e o povo começa a reagir, embora a mídia ignore a derrota que o povo imporá aos golpistas.

Uma das vozes que tenho a satisfação de compartilhar aqui é a dos bispos da Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que defendem o direito do povo se manifestar contra as injustiças.

A nota foi publicada no dia 15 de março, dia das maiores manifestações populares dos últimos anos, que sacodem os golpistas que batem cabeças muito mais do que antes.

O conteúdo da nota serve como reconhecimento e solidariedade às lutas que virão, como as do dia 26 quando os canalhas tentarão votar o pacote do inferno na Câmara.

Os bispos do Nordeste fazem voz a muitos outros que integram a CNBB nacional e de cristãos de outras denominações que mantêm acesa a chama dos profetas.

A profecia sempre pautou suas ações por denunciar as injustiças contra o povo, principalmente os mais pobres, e por anunciar projeto de sociedade justa que medeie a paz entre todas as pessoas.  

 Logo abaixo posto a nota inspiradora dos bispos nordestinos.

Clique aqui para acessar o Canal CRP no You Tube.  Inscreva-se no Canal. E aqui para curtir nossa página no Facebook.  Também acesse essa página para conhecer nossos serviços e para colaborar.

  • Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais.
  • Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.

——————————————————————————————————————

“NOTA DOS BISPOS DA BAHIA E SERGIPE SOBRE O MOMENTO NACIONAL

“Não nos deixamos abater” (2 Cor 4,16).

Nós, bispos da Bahia e Sergipe, Regional Nordeste 3 (NE 3) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos em Assembleia, de 13 a 15 de março de 2017, em Salvador, refletimos e rezamos sobre o momento nacional.

Na convivência de pastores com o nosso povo, percebemos a sua imensa angústia e apreensão diante do que está acontecendo no país: caos na saúde, milhões de desempregados, violência, criminalização dos movimentos sociais, corrupção em vários segmentos, pessoas de duvidosa reputação em postos de comando.

Para culminar, as propostas de reformas do Governo Federal, especialmente a previdenciária, ameaçam os direitos sociais adquiridos pela Constituição Cidadã de 1988, penalizando, sobretudo, os mais pobres e vulneráveis.


Compreendemos a necessidade de diversas reformas para aprimorar o Estado Brasileiro, entretanto elas não devem violar direitos adquiridos e os deveres em relação ao bem comum.


Conscientes de que somos chamados a ouvir os clamores dos mais necessitados, manifestamos nosso apoio e solidariedade ao povo, às suas organizações e a todas as entidades que lutam em defesa dos mais pobres.


Exortamos os parlamentares a serem sensíveis aos clamores do povo brasileiro. “Ninguém pode se sentir exonerado da preocupação pelos pobres e pela justiça social” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 202).


Conclamamos nossas comunidades cristãs que se unam e não se deixem abater.

Na comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, confiantes em sua materna intercessão, pedimos que ela alimente nossos sonhos e sustente nossa esperança.


Salvador (BA), 15 de março de 2017.


Em nome dos bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB

Dom João Carlos Petrin

Presidente do NE3 da CNBB

Dom João José Costa

Vice-presidente do NE3 da CNBB

Dom Gilson Andrade da Silva

Secretário do NE3 da CNBB”

2 Comment

  1. […] via Bispos católicos assumem o grito profético levantado pelo povo brasileiro — CartaS e ReflexõeS … […]

  2. […] Fonte: Bispos católicos assumem o grito profético levantado pelo povo brasileiro – CartaS e ReflexõeS … […]

Deixe uma resposta

contador de visitas gratis