marcia tigani

Psiquiatra Márcia Tigani: a “loucura” pela paralização dos caminhoneiros

A minha querida amiga Psiquiátra Marcia Tigani, cuja nossa amizade nasceu em 2013, num momento crítico de manipulação das massas pelo fascismo,  desembocando no golpe que destroça nosso país, escreveu o texto abaixo sobre o comportamento individualista de setores da população brasileira nesta manifestação dos caminhoneiros .

Minha amiga apareceu nas redes sociais com uma foto empunhando um cartaz em cartolina solidariedarizando-se com  os médicos cubanos e com o programa “Mais Médicos”, que salvou milhares de vidas dos pobres nas periferias e sertões do Brasil. Imediatamente me solidarizei com gesto nobre dela, cujo comprtamento é raro entre os médicos, geralmente analfabetos políticos, midiotas e mercantilistas da saúde.

Nossa amizade cresceu,  passando por um convite dela para que prefaciasse um lindo livro seu de poesias e meu para que prefaciasse o meu livro, chegando a novo convite a ela para que integre o conselho editorial da Kapro Editora, da quel tenho a honra de ser um dos fundadores e diretor.

Honro-me novamente com texto de Márcia de caráter psiquátrico, mas com análise política do compartemento antissocial de muitos de nosso povo neste contexto de medo e de desabastecimento do Brasil, graças à política neoliberal arrasa pátria do vampirão MiShell Temer e da gangue que assalta e destrói a Petrobras, com a malandreagem anti nacional de Pedro Parente.

Leia aí abaixo o texto “rebelde” de minha querida amiga, dra. Márcia Tigani. 

Colabore com o Blog

Não sou socióloga, sou psiquiatra, portanto não tenho condições de fazer diagnóstico da ” loucura” que se apossou dos brasileiros com a paralização de caminhoneiros.

É óbvio que há questões de nossa vida prática afetadas pela paralização (temos limites de combustíveis , nossos deslocamentos para trabalho e lazer sao afetados, nossos alimentos racionados,etc). Mas o que me chama a atenção, quase como uma histeria coletiva, é a corrida aos supermercados, e mais que isto, o fato da pessoa levar todo um estoque de papel higiénico, por exemplo, ou todo estoque de leite.

Vê-se aí como funcionam as pessoas numa sociedade atrasada e capitalista como a nossa. O individualismo é marca registrada e lembro-me inevitavelmente do livro “Ensaio sobre a cegueira” de Saramago, que descreve algo parecido, numa sociedade onde todos ficam cegos de repente e onde se instala o caos: o que de pior da espécie humana emerge nesse momento. Egoísmo, perversões, predadorismo, agressividade, competitividade, individualismo e muitas outras características do ser humano que emergem coletivamente. Postos de gasolina vendendo o produto a 10 reais o litro, preços de alimentos exorbitantemente encarecidos, gente querendo levar estoque todo sem a mínima consciência do coletivo.

Enfim, a loucura e o individualismo em seu total esplendor, num momento em que se esperava colaboraçao mútua. Cegos politica, moral e socialmente, os brasileiros sao agora reféns do caos que ajudaram a criar pedindo impeachment de Dilma. Não sobrará pedra sobre pedra…

Marcia Tigani.

7 Comentários

  1. Tem razão! Um povo que se dizia amistoso, social, fraternal, se mostra agora selvagem, duro e egoista. A máscara caiu!

  2. Perfeito,Martins.Sempre duvidei da frase " brasileiro é povo pacífico, acolhedor"."Brasileiro é tão bonzinho..."Nessas horas vemos a verdadeira face do brasileiro " bonzinho": capaz de comprar estoque todo de supermercado e que se danem os outros.Detalhe: quem está estocando evidentemente pode pagar por isto.Logo, os desabastecidos sao os desassistidos, os excluídos de sempre.

  3. Nunca vi no país em meus 53 anos de idade nenhum movimento mais solidário, amistoso, pacífico, grandioso, organizado, eficiente do que esse. Me desculpe a senhora psiquiatra mas se meia duzia se entrega a histeria do estoque preventivo, um país inteiro, escolas, policiais, empresários, igrejas, sociedade civil se coloca ao lado desses guerreiros que vão acabar com essa política perversa do Brasil. Só a esquerda e a Rede Globo estão contra os caminhoneiros. Só lamento.

  4. Nunca vi no país em meus 53 anos de idade nenhum movimento mais solidário, amistoso, pacífico, grandioso, organizado, eficiente do que esse. Me desculpe a senhora psiquiatra mas se meia duzia se entrega a histeria do estoque preventivo, um país inteiro, escolas, policiais, empresários, igrejas, sociedade civil se coloca ao lado desses guerreiros que vão acabar com essa política perversa do Brasil. Só a esquerda e a Rede Globo estão contra os caminhoneiros. Só lamento.

  5. Cegueira parcial: a habilidade de ver somente o que interessa. O sujo falando do imundo. Faz- rir, não, faz-me pensar que o Brasil anda carente de gente são senhora psiquiatra e sua seguidora fiel. Entrei pensando ingenuamente que leria algo que valesse a pena. Vergonha.

  6. Entender um simples texto o povo já não consegue, imagina se entenderia o atual momento político que vivemos, estes iluminados que se pronunciaram acima apenas prova que seu texto está correto, afinar dizer que a Esquerda e a Globo estão contra o Movimento dos caminheiros é o mesmo que dizer que este texto foi contra o movimento dos caminhoneiros. ...kkkk Analfabetos funcionais é a mesma pessoa analfabeta política resumindo são faces da mesma moeda... e isso independente do tamanho do Bolso que tem

  7. Parabéns!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios *