desigualdade-card

A pandemia serve de desculpa para a desgraça do aumento da desigualdade

O debate sobre a derrocada do modelo neoliberal da economia aplicada mundialmente e, de modo cruel com desumanidade e massacre ecológico, nos países periféricos do capitalismo internacional.

Para além das reuniões “home off”, dos gráficos, das estatísticas e dos relatórios oficiais, barbaramente mascarados por argumentos e demonstrações discursivas com o objetivo de aliviar a culpa pelo genocídio mundial na promoção da desigualdade, o que vemos nas ruas, favelas, palafitas e famílias pobres é o mais completo inferno.

O inferno toma conta dos estômagos vazios dos pobres e miseráveis, que não encontram alimentação nem mesmo em ossos descarnados jogados das mesas dos abusados desperdícios e injustiças dos poderosos.

O fracasso do neoliberalismo se demonstra nos corpos, peles e ossos de crianças, adultos e velhos em avançada idade passando  fome e falta de paz.

No que tange ao meio ambiente o que se vê é a agressão das mais violentas, nunca vistas antes, na destruição da Amazônia, do Serrado e de todas as riquezas do solo e dos subsolos brasileiros, além da contaminação mortal das águas doces e salgadas do nosso país, detentor dos maiores lenções freáticos do planeta.

De modo  documental e pálido são essas as conclusões do Relatório de Desigualdade Mundial do Word Inequality Lab.

Segundo informa o economista Thomas Piketty, diretor do Word Inequality Lab, “observamos um nível extremo de concentração de riqueza em todo o mundo”. O estudo atesta que  os 10% mais ricos possuem de 60 a 80% da riqueza nas várias regiões do mundo. Os 50% mais pobres possuem menos de 5%. “A desigualdade de riqueza vem aumentando depois da Covid”

Como já se sabe e sempre denunciamos aqui no Site e no Canal Cartas Proféticas, a desigualdade promovida pela concentração de riquezas, apesar de serem femininas, o processo é de tremendo machismo, verdadeiro massacre real das mulheres e seus direitos à vida digna e crescimento econômico.

O rendimento econômico e o retorno a elas em forma de salários “está muito abaixo de 50% em todas as regiões do mundo; em nível global em 2020, a quota de mulheres é de cerca de 35% (versus 65% para os homens)”, esclarece Piketty.

As desigualdades também são expressivas e assustadoras no que tange às emissões de carbono:  são extremamente altas em nível global e dentro de cada país e regiões mundiais, mostra o relatório, fruto de pesquisas. “Os 50% mais baixos emissores têm níveis de emissão relativamente razoáveis; a prioridade principal deve ser reduzir as emissões dos primeiros 10%”, inda escreveu Thomas Piketty.

Como se vê pelo relatório de Thomas Piketty, que o apresenta em gráficos, texto e vídeo, sem, contudo, conseguir efetivamente incomodar o sistema capitalista internacional na sua nefasta produção de desigualdades e iniquidades econômicas e políticas, já caminhamos entre as labaredas do inferno em que se constitui a realidade mundial, principalmente na África e na América Latina.

Nestas partes do mundo os corpos esqueléticos e os cadáveres se acumulam por causa da fome e morrem sem nenhuma assistência de ninguém.

Os resultados cruéis da desigualdade intencional, objetiva e real, causada pela injustiça do acúmulo de riquezas roubadas do trabalho, da alimentação e da saúde dos trabalhadores e dos pobres são testemunhas duras de que este sistema não deve persistir mais. Há que ser derrubado, a despeito de seu poderio armado e de seu potencial bélico de matança.

Precisamos optar entre a luta mobilizadora, o levante popular mais ousado da história da humanidade ou sermos mortos bichados pelos vírus da desigualdade provocada.

Leia mais no Site Brasil 247.

Abraços proféticos e revolucionários,

Dom Orvandil.

******************************************************************

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 10 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

A desigualdade é produzida pela plutocracia opressora e ante ecológica.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.