bevila com neymayer

A tese de uma greve geral para libertar Lula

Em sua conta no Facebbok o Professor Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua, profundo conhecedor do marxismo e do leninismo com livros publicados, frutos de exaustivas pesquias,  responde uma pergunta de militante preocupado com o desmonte do Estado Brasileiro,  com a afronta a todos os direitos e  profundas injustiças sociais, pensando sobre a tese de uma greve geral com o objetivo de defender a democracia libertando Lula.

Eis a resposta do Dr. Bevilaqua abaixo.

Colabore com o Blog

Um camarada de larga experiência na luta revolucionária me indagou: seria o caso de trabalharmos a tese de greve geral até soltarem Lula?

O que respondi com essa reflexão:

A greve geral sempre é uma tese em voga. Contudo, não pode ser uma aspiração somente, ela tem que ser, sobretudo, uma construção prática. Se uma fábrica parar em defesa de Lula e tem ampla repercussão na mídia e na sociedade ao ponto de outros trabalhadores se solidarizarem e entrarem em greve também… isto poderá chegar a greve geral. Tal acontecimento depende mais da prática do que apelos ou conclamas para a greve. É o exemplo que comove e impulsiona todos. Mas se anunciar as intenções antes de fazê-la de fato, ela poderá não acontecer, o inimigo não deixará, e tem instrumentos para impedi-la e reprimi-la. A greve geral pode ser um caminho para uma insurreição, mas necessita organização e força. Contudo, como já indicamos: é sempre uma tese em voga.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios *