Neoliberalismo-fascismo

Aluísio Pampolha Bevilaqua: “Neoliberalismo é incompatível com a democracia”

 Em entrevista a Maisa Lima, assessora de Comunicação da CUT Goiás, o cientista político Aluísio Pampolha Bevilaqua, fez uma análise profunda do neoliberalismo, essa  política econômica do sistema capitalista.

O Dr. Aluisio participou como palestrante do “1º seminário de luta contra o neoliberalismo”, promovido pela Ibrapaz, pela CUT e várias entidades sindicais, estudantes e intelectuais, realizada no dia 11 de agosto na Faculdade de Educação da UFG, em Goiânia. Sua palestra trabalhou os temas “150 anos do Capital de Karl Marx”, “Os 100 anos da Revolução Russa” e “o neoliberalsimo”.

Na entrevista Bevilaqua disse que “o neoliberalismo … é a política econômica do sistema capitalista em seu momento imperialista e de crise profunda, que tenta aplicar uma ditadura econômica, de concentração de renda e completo abandono da intervenção político-estatal nos conflitos que ocorrem entre os grandes conglomerados econômicos e as massas trabalhadoras em todo o mundo, como vem ocorrendo nesse momento.”

O neoliberalismo, no caso do Brasil agora, não é compatível com a democracia. “Ele só é compatível com a ditadura e não uma ditadura da grande maioria sobre a pequena minoria; é a ditadura da pequena minoria sobre a grande maioria, o inverso do que entendemos como democracia. No Brasil, precisamos ter clareza de que essa reação tem vida curta. Isso vai depender mais da nossa capacidade de saber lutar contra o neoliberalismo e saber lutar com aquilo que se recriou das relações sociais, em termos de ideologia, de organização, da força, do que de qualquer outra questão. Ficar pedindo que o neoliberalismo deixe de ser neoliberal; que o golpista deixe de ser golpista; dizer “Fora Temer” e o Temer sair… Isso é um pouco de inocência. É uma palavra de ordem, mas nós sabemos que há inocência porque se não tirarmos eles de lá, se não derrubarmos o neoliberalismo, eles não vão pedir para sair. Nenhum regime cai por si mesmo se não o fizermos cair. O nosso desafio é organizarmos para isso”, disse o prof. Aluisio Pampolha Bevilaqua.

Acesse no site da CUT.GO  toda e belíssima entrevista.

Colabore com o blog. 

Compartilhar:



Um Comentário

  1. […] celebrando a entrevista do Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua, unida ao texto do Dr. Roberto Bueno e ao artigo do Engenheiro João de Paiva […]

Responder

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.
Os comentários expressam a opinião de seus autores e por ela são responsáveis e não a do Cartas Proféticas.