av_transformação-card

Arte e Vida: “A arte me sacode, me derruba e me transforma!”

A arte, além de ser composta pelas coordenadas genialidade e o mistério, como as identifica o Professor Valter de Moraes, deve me impactar ao ponto de fazer tremer em mim as contradições desumanas, frias, opressivas e grosseiras no relacionamento com o outro.

Este outro nos habita em forma de  contradições. Estas se dinamizam nas linhas nebulosas e obscuras do não compreendido, do não dado plenamente e do não ético. Aí move-se a vontade como má vontade, como pré juízo, como adoecimento e como morte, como negação do outro.

Recorrer à palavra grega “teékhene é necessário para compreendermos a arte e a própria vida.

Martin  Heidegger nos socorre na compreensão de “tékhene” é ligada à raíz “teko”, “tikto”, que originalmente significa ‘procriar’. “O que se procria é tò téknon, a criança: tikto significa procriar e criar na acepção de parir, dar à luz, onde predomina o segundo significado. Nossa língua materna tem uma locução bonita e ainda impensada para exprimir o parir da procriação, que é ‘colocar no mundo‘. O sentido grego mais próprio e mais velado de teko não é o fazer e aprontar [produto], mas o conduzir alguma coisa para o desencobrimentoproduzir. É trazer algo para o desencobrimento, a fim de vigorar no desencobrimento como o que foi trazido, como o que aparece a partir de…, como o que ‘é‘, em sentido grego. O tékton é o pro-dutor, aquele que pro-cede a partir de… e para…: A partir do desencoberto para o aberto. O homem realiza esse procedimento pro-dutor na construção, no entalhe, na formação. A palavra ‘arquiteto’ traz ho tekton. Do ponto de vista do projeto, a produção de um templo orienta-se, a partir do arquiteto e pelo arquiteto, enquanto arché de um tekein” (HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p. 213. In http://www.dicpoetica.letras.ufrj.br/index.php/Techn%C3%A9 ).

No nosso cotidiano topamos constantemente com imensas contradições entre o pré-pensando, o pré-parado, o pré-ético, a pré boa vontade, o pré político, o pré amado etc em deformação e plenos de contradições. Assim a arte é chamada a dar a luz, a parir e a unir a genialidade, o mistério e as contradições no belo e humano deformados.

Com  poesias, fotos, pinturas, filmes etc é o que viveremos nesta SEXTA FEIRA, 15/10/21, ÀS 19 HORAS NO PROGRAMA ARTE E VIDA.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.