av_arte-completa.card

Arte e Vida com o Artista Makely Ka: “Música, poesia, textos, cinema, cultura indígena e reflexão!”

Somos agraciados semanalmente com a participação de personalidades, homens e mulheres, de todas as expressões artísticas, que revelam a alma brasileira.

Mas, talvez, a mais completa participação será a do Artista Makely Ka.

NO PROGRAMA ARTE E VIDA, SEXTA FEIRA, 30 DE JULHO, ÀS 19 HORAS, o encontro com a alma brasileira cultural e artisticamente será pela voz, pela poesia e pela viola do também filósofo Makely Ka;

Abaixo a ideia sobre quem é o nosso convidado para a arte.

Makely Ka é hoje um dos mais requisitados compositores de sua geração e pode ser ouvido na voz de Lô Borges, Samuel Rosa, Titane, Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik, entre dezenas de outros intérpretes. Lançou os discos “A Outra Cidade” em 2003, ao lado dos parceiros Kristoff Silva e Pablo Castro e “Danaide” em 2006 com a cantora Maísa Moura.

O primeiro trabalho solo veio em 2008 com “Autófago”, considerado pela crítica um dos melhores discos de “roque brasileiro”. Em 2014 compôs, ao lado de Rafael Martini, a peça sinfônica em cinco movimentos “Suíte Onírica”, gravada com a Orquestra Sinfônica da Venezuela, o Coral do Teatro Teresa Carreño e sexteto sob regência do maestro português Osvaldo Ferreira. Em 2015, lançou o álbum “Cavalo Motor”, resultado de uma longa viagem realizada pela região Noroeste de Minas Gerais, na divisa entre Bahia e Goiás. O disco tem participação de Arto Lindsay, Susana Salles, Décio Ramos (UAKTI), O Grivo entre outros e foi transformado também em DVD.  O trabalho foi considerado um dos melhores lançamentos do ano e recebeu vários prêmios, entre eles o Grão da Música de melhor álbum de Música Brasileira. Em 2018 recebeu o prêmio Simparc de Artes Cênicas de melhor trilha sonora original para o espetáculo de dança “Espelho da Lua”, da Cia Mário Nascimento.

Letrista inspirado e versátil, acumula parcerias com diversos compositores em todo o país, com destaque para o álbum “Dínamo”, inteiramente composto com Lô Borges e com previsão de lançamento para março de 2020. Como intérprete de suas próprias canções destaca-se pela sua voz grave e rascante e pelo violão vigoroso tocado de forma muito peculiar. O humor, a ironia e o sarcasmo estão sempre presentes nas apresentações ao vivo, que podem ser solo ou com banda. Já tocou em alguns dos principais palcos do Brasil e excursionou por Portugal, Espanha, Dinamarca, Lituânia, Turquia, Grécia e México.

Grande interlocutor da cena musical em Minas, Makely organizou mostras e festivais, participou de curadorias, produziu discos de outros artistas, fez direção artística de shows, criou trilhas para cinema, dança e teatro,  realizou documentários, compôs textos para peças sinfônicas e camerísticas, participou de conselhos estaduais e federais de cultura, fundou cooperativas e fóruns de música e escreveu diversos textos sobre política cultural, música, literatura e cinema que foram publicados em jornais, revistas e sites. Também publicou três livros de poemas e atuou como editor de revistas de poesia. No momento, prepara o lançamento do livro “Música Orgânica” e está compondo a trilha sonora original do longa-metragem “Dois Sertões”, de Caio Resende e Fabiana Leite, inspirado na vida e obra do cineasta baiano Geraldo Sarno. Prepara ainda o espetáculo “Ewá”, com a bailarina e coreógrafa Rosa Antuña.

Além disso está finalizando a gravação de dois álbuns: o instrumental “Rio Aberto”, no qual destaca a viola de 10 cordas, viola dinâmica e craviola e “Triste Entrópico”, com canções inéditas calcadas no seu violão. Ambos compõem a Trilogia dos Sertões iniciada com “Cavalo Motor”. Estes trabalhos dialogam criativamente com as experiências etnomusicais do artista no Parque Indígena do Xingu e no arquipélago de Cabo Verde,  estudos sobre a Guerra de Canudos e a obra de Euclides da Cunha, a relação do Brasil com a África, a influência da cultura ibérica e as interpretações históricas do país, desde os naturalistas do século 18 até Claude Lévi-Strauss e seu já clássico “Tristes Trópicos”. Os álbuns têm previsão de lançamento para o primeiro e segundo semestres de 2020 respectivamente.

Contato

+55 31 98863-9531

contato@makelyka.com.br

Site

makelyka.com.br

Wikipedia

pt.wikipedia.org/wiki/Makely   

Dicionário Cravo Albim da Música Brasileira

dicionariompb.com.br/makely-ka 

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.