av_boi-card

Arte e Vida com o artista Paulinho do Boi: “Arte na defesa dos direitos populares”

No interior do capitalismo a arte popular é escondida, marginalizada e sem investimentos por não ser considerada de valor como lucro e consumo.

Contudo, como vemos aqui em nosso Programa Arte e Vida, a gama diversa da arte popular é imensa e rica.

No entanto, muitas vezes as diversas expressões funcionam como curativos para acalmar as feridas e dores profundas que nosso povo vive. Em tantos outros casos a arte se expressa variadamente como ferramenta de denúncia dos males capitalistas no sufocamento da cultura popular. E ainda como desejo revolucionário da luta de classes, como são as letras, os quadros, os monumentos, a música, a dança etc.

Nessa conjuntura de massacre da classe trabalhadora, acuada, sem direitos e genocidada, luta conta mais do que nunca contando com as expressões artísticas de nosso povo. Faixas, cartazes, palavras de ordem gritadas, declamadas, cantadas bem como músicas em forma de mobilização, são muitas as formas artísticas usadas pelo povo na luta contra o neoliberalismo e o fascismo.

NESTA SEXTA FEIRA, 23 DE JULHO DE 2021, ÀS 19 HORAS, nos depararems com um artista popular que tratará conosco da arte em suas várias expressões como formas populares. Nosso convidado é Paulo Henrique de Souza (Paulinhodo Boi), de Sete Lagoas, Minas Gerais. Ele  é folclorista, mestre de boi da manta (folguedo popular da região, manifestado no carnaval de rua), contador de histórias, diretor e professor de teatro e fundador do grupo Carroça Teatral. Seu trabalho entorno das expressões culturais populares foi herdado do avô materno, José Luiz Alves Cotta (Nhô de Júlia),  que era mestre de congado e zelador das manifestações culturais de matriz africana, falecido em 1978.

Institucionalizado no munícipio, o folclorista, possui no legado um amplo trabalho de manutenção e difusão das expressões populares,  sendo fundador idealizador do “Quintal do Boi da Manta”, espaço destinado às manifestações culturais e manutenção do patrimônio histórico imaterial do povo que utiliza a arte como meio de transformação e desenvolvimento humano.

No SÁBADO, no PROGRAMA FÉ E LUTA, 24 DE JULHO, ÀS 11 HORAS, conversaremos com um grande artista dos textos em forma de artigos, livros e palestras, um grande lutador do povo brasileiro e homem de luta, Frei Betto.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.