av_poeta-card

Arte e Vida com o Prof. Valter de Moraes: “Escrever é construir arte para os dois lados”

Ao vivo nesta sexta feira, 28 de maio de 2021, às 19 horas, no Programa Arte e Vida, conversaremos com um ser humano artisticamente versátil e impressionante.

Tentaremos seguir com ele pelos caminhos da escrita em duas pontas, já que também o Prof. Valter de Moraes é  poeta e escritor.

A escrita situa os seres humanos em dois mundos e os liga tomando a ponta da pessoa que escreve e da que lê, unindo o universo das imaginações de uma e de outra pela escrita que sai e pelo texto que chega em quem lê.

Escrever é obra árdua de arte, mas ler exige entrega, conexão entre os mundos de quem é alcançado pelo texto e o da pessoa que o produz, muitas vezes com suor, sangue e sacrifício, imaginação na condensação do universo por quem desliza pelas páginas ao escrever e de quem as acompanha ao ler.

Num belo texto intitulado “Escrever: um ato de resistência” Cristiano Fretta define muito bem que “a paciência e a persistência exigidas para a composição de um texto são naturalmente opostas à ideia de produtividade que a sociedade atual nos impõe. São necessárias horas, dias, semanas, meses e por vezes até mesmo anos para que possamos considerar uma obra escrita como concluída. Não há maneira simples de se fazer isso, por mais que se esteja acostumado ao processo. Existem inúmeros métodos de escrita dinâmica, mas todos eles esbarram na substância fundamental do ato de escrever, que é a luta com as palavras. Escrever é esgrimar com a forma e com os sentidos. Dessa forma, um bom texto escrito já é, por si só, um ato de transgressão: ao escrevê-lo, esprememos sentidos, lutamos com a forma. Escrever é um mergulho profundo na contemplação. Compor um texto longo não é propriamente tentar denunciar a sociedade do desempenho, mas sim buscar uma capacidade contemplativa que se opõe à desumana noção de produtividade. Dessa forma, escrever significa um ato de questionamento ideológico à realidade impositiva e positiva. Há uma beleza muito humana no tempo dispendido a escrever um texto.

Escrever é um ato de resistência”, conclui o articulista do Site Passa Palavra. .

Será a partir e entorno das palavras que dizemos e, sobretudo, que escrevemos e que lemos que conversaremos com o professor Valter de Moraes. Ele é formado em Letras e Pedagogia. Pós-graduado em Filosofia e Língua Portuguesa na PUC-SP, onde iniciou também dois projetos de pesquisa nos cursos de Mestrado: Comunicação e Semiótica e Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, sendo o tema deste último a Linguagem do vendedor.

Neste ano Valter de Moraes completa 35 anos em que atua no magistério, além das aulas de Português e Inglês, coordenou projetos de redação, leitura e teatro, uma vez que também tem formação teatral, em nível técnico (ator e diretor).

Escritor (poeta e cronista), tem textos  premiados em festivais e concursos literários nacionais e internacionais como a FLIP de Porto de Galinhas. É autor dos livros “Endereços: vários escritos” e Nós: os outros. Este último, lançado na Bienal do Livro de São Paulo em 2018. Como escritor, produziu material de Linguagens do Ensino Médio do Sesi, projeto nacional da SOMOS editorial.

Atualmente,Moraes é professor de Gramática no curso Poliedro de Guarulhos, mesma cidade em que atua como voluntário no projeto COMUPODE (curso pré-vestibular comunitário). Na escola SENAI “Nami Jafet” de Mogi das Cruzes, onde já leciona há 25 anos, atua como professor de Comunicação oral e escrita. Além disso, é palestrante, Celebrante (Mestre de cerimônias), consultor de Língua Portuguesa (áreas jurídica, acadêmica, pedagógica e industrial).

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 joras;

– Educação e Vida: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.