brasil_abismo

Brasil: rumo ao abismo?

Marcia Tigani*

Um país ” invertido” ou ” pervertido”? Nem sei como classificá- lo. Vejo com grande tristeza que os valores éticos mais elementares como altruísmo, honestidade, tolerância às diferenças de credo/ cor/ sexualidade e solidariedade, estão cada vez mais desaparecendo do nosso  cotidiano e do  repertório de ações dos brasileiros, claramente induzidos pela onda neo- fascista que reapareceu com força total, cuja ponta do iceberg chama- se Bolsonaro e sua trupe de enviados da CIA.

Aquela idéia (equivocada) do “brasileiro cordial” foi sendo rapidamente substituído pelo discurso de ódio, pela agressividade materializada em ações contra grupos minoritários, por prisões arbitrárias( verdadeiras perseguições políticas) e por crimes hediondos movidos pelo ódio às mulheres,, pela homofobia e pelo ódio de classes.

Não sei onde isso vai parar, pois são tantas as injustiças que estamos vendo no âmbito social e político, é tanta arbitrariedade, inconstitucionalidade, desrespeito aos direitos humanos e predadorismo capitalista (ou neoliberal) que temo estarmos num processo de rápida destruição de nossa soberania e em breve tempo nossos indicadores de desenvolvimento humano equiparar-se-ão aos dos países da África. Aliás,  já estamos de volta ao mapa da fome e a miséria rapidamente toma conta das ruas. O SUS, que é patrimônio conquistado pelos brasileiros, vai sendo desmontado ponto a ponto e já não há medicamentos na rede pública capaz de atender às demandas de pobres que só aumenta. A classe Mérdia, que tanto bateu panela pedindo impeachment e prisão de Dilma e Lula, agora já sente o peso do seu desatino e  da sua ignorância, mas ainda se recusa a reconhecer sua vocação para ” pobre de direita”  pois adota o discurso dos ricos.

Um.país com um governo MACHISTA, eleito pelos machistas ( mulheres e homens machistas )  ligados às  igrejas neopentecostais e pela classe média  mais ignorante do planeta.Governo MISÓGINO, onde o índice de feminicídeos aumentou exponencialmente. Onde milícias mandam nas cidades, onde as mesmas FAMIGLIAS controlam a mídia e onde um juizeco e um promotor a mando de poderosos lá de fora, detonaram com a Construção Civil, com o projeto nuclear brasileiro prendendo seu idealizador (Almirante Othon, que tentou suicídio na prisão, por ser injustamente condenado à praticamente prisão perpétua ou seja,a 46 anos de prisão). Venderam nossas riquezas a preço de banana (Embraer, Pré-Sal, aqüíferos) estão entregando a Amazônia de fato aos EUA e acabando com ensino Laico .

Lula segue preso sem provas, apenas por convicção, já há mais de 1 ano. Sem direito à Habeas Corpus e sem direito à julgamento digno.

Nos  próximos meses aumentarão os casos psiquiátricos que já estão altos devido à situação política e econômica. Centenas de militantes do meu conhecimento estão adoecendo mentalmente por conta da violência da guerra híbrida empreendida pelo imperialismo estadunidense. E o índice de suicídio entre militantes da esquerda aumentou.

É preciso mantermo-nos lúcidos e coesos para enfrentar o estado de exceção que domina o país  e para isso é preciso reflexão, instrução política, militância não só nas redes mas nas ruas  e união da esquerda entorno de um objetivo comum qual seja, derrotar o golpe e os golpistas. Só vejo o caminho das ruas   como solução. Não tenho ilusão de que o escândalo ” Morogate” consiga restabelecer a ordem no país. Precisamos  de ações nas ruas.

*Médica, Psiquiatra, Poeta, Escritora, Militante e Colunista do Cartas Proféticas.

Antes acesse, leia e compartilhe, também:

Bolsonaro delcarou na marcha para Jesus que Deus lhe deu a presidência!

Anápolis, “A Manchester Goiana”;

Reflexão Evangélica: “Cada pessoa define Jesus à luz de seus interesses. Mas quem é Jesus?”

A amnésia seletiva de Moro;

Chimarrão Profético: “Corpus Christi e a farsa Sérgio Moro”;

Chimarrão Profético: “Moro e os melindres do sociólogo FHC para ferrar Lula e o Brasil!”

Sobre revelações bombásticas da Intercept e suas conseqüências na mente de bolsonaristas;

Chimarrão Profético: “Como Bolsonaro, Moro, Guedes e demais corruptos e traidores cairão?”

Bate papo com o Padre Paulo, Coordenador da CPT, sobre conflitos no campo Brasil;

“E agora, José?José, para onde?”

Um olhar possível sobre a educação.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.