cp_cientista-card

Chimarrão Profético com a Dra. Maria Élida Machado: “As tragédias: a viral e a ‘saúde’ neoliberal”

A conjuntura desenha crise catastrófica à qualidade de vida, tanto a humana quanto a ambiental. Para piorar, o negacionismo aponta “saídas” as mais esdrúxulas e agravantes à saúde, aproximando ainda mais a população da contaminação e da morte.

Contudo, a par de toda a pressão fundamentalista, associada ao fascismo que vê na ciência e no conhecimento inimigos a serem atacados, nossa única saíde nesta pandemia é seguirmos o caminho imediato apontado pela ciência, que defende e sustanta a necessidade de aplicação permanente dos protocolos nos cuidados em face dos riscos gritantes de contaminação, produção de variantes mais contagiosas e letais, hoje abrangendo todas as idades.

No campo da luta cresce a resistência popular contra o vírus que sustenta o terror da covid 19, o neoliberalismo e o protofascismo, que esvaziam o Estado quanto o objetivo político e constitucional na proteção dos direitos à população ao sistema público de saúde,  à vacina e ao auxílio emergencial digno.

Porém, a mobilização e a organização populares têm enormes tarefas no levantamento nacional para derrubar o sistema econômico e político neoliberal, pai de golpes de Estado, de eleições maculadas pelos interesses imperialistas do mercado e compadre do fascismo.

A resistência social é a força d@s trabalhadores/as a ser posta em movimento após a pandemia, antes e superior a acordos, à frentes eleitoreiras e às próprias eleições.

A marcha do povo mobilizado, organizado e bem direcionado  não só derrubará as causas mortis pela pandemia, mas pelo neoliberalismo. Este movimento superará este sistema gerador de doenças, da fome, da miséria e das mortes,  construindo o socialismo.

O Programa Chimarrão Profético desta terça feira, 27 de abril de 2021, às 11 horas conversará sobre estes temas com a d Dra. Maria Élida Machado.

Maria Élida Machado é  Enfermeira pela Universidade de Passo Fundo, RS (UPF). É Especialista em Saúde Pública (ESP/RS). É Mestra em Enfermagem (UFRGS). É Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)

A Dra. Maria Élida Machado atua como docente na Escola de Saúde Pública do RS: Curso de Especialização em Saúde Pública e da Residência Integrada em Saúde na área de Metodologia de Pesquisa em Saúde. É membro do Comitê de Ética na Pesquisa em Saúde da ESP/RS.

Apoie este projeto com sua doação. Acesse: http://cartasprofeticas.org/colabore

Leia e veja mais abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho, comente e compartilhe

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.