chimarrão_andrea

Chimarrão Profético com a “Química” Andrea Matos, Executiva da CUT/RJ: “a sacanagem da elite com os negros!”

Acesse também e compartilhe o Canal Espiritualidade Revolucionária: https://www.youtube.com/channel/UC9WX….

O vídeo abaixo é resultante de uma Live emocionante com a Química e líder sindical Andrea Matos sobre o malandro e golpeado “dia seguinte” à alforria, negociada e assinada pela Princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888.

Andrea explicou o significado da palavra “favela”. Era uma planta usada pelos negros nos os morros do Rio de janeiro como símbolo de resistência. “Favela é nome de um arbusto que Euclides da Cunha, Os Sertões, 41, aponta como sendo da família Leguminosae (a que pertence a fava)”.  “FAVELA, s.f. Brasileirismo. Neologismo. Planta das caatingas. – Morro habitado por gente baixa, arruaceira. Por analogia: lugar de má fama, sítio suspeito, frequentado por desordeiros”, dizia racisticamente o dicionário O Lello Universal, Porto, s.d., em edição da década de 40 (https://www.oguialegal.com/08-palavrafavela.htm).

Minha entrevistada, emocionada, denunciou  o espírito profundamente racista da chamada Lei da Terra, de 1850, que abriu a venda das terras brasileiras a estrangeiros, mas a proibiu aos seus primeiros trabalhadores, usados como maquinas de rapinagem do ouro e de todos os  minérios do solo brasileiro, os negros e as negras, brutalmente jogad@s na miséria e no abandono dos morros e favelas.

  • Acesse, curta, dê likes, ative o sininho, comente, compartilhe e participe.

Acesse também e compartilhe:

– Chimarrão Profético com o Dr. Daniel da Costa, teólogo e filósofo: “o fundamentalismo é canalha”.

– Chimarrão Profético com o Prof. Dr. Roberto Bueno: “Coronabolsonaro exterminam o povo brasileiro”.

– Chimarrão Profético: “Como seria uma ditadura militar, quais seus males e como barrá-la?

– Noite profética: “Como enxergamos na maior noite humana crônica e assustadora?”

– Paulo Guedes: os brasileiros são 200 milhões de trouxas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

3 Comentários

  1. 'Chimarrão Profético com a “Química” Andrea Matos, Executiva da CUT/RJ: “a sacanagem da elite com os negros!” Sou profundamente agradecido a tod@s @s que ajudam solidariamente no compartilhamento dos links do Cartas Proféticas. Isso ajuda inquestionavelmente a fazermos do blog e do canal Cartas Proféticas ferramentas de real acessoramento na análise de nossa realidade brasileira e internacional. Num oceano de mediocridades de mídias tradicionais e web com repetições de bobagens de espuma, sem buscar a compreensão mais profunda das causas e do que fazer com os problemas perturbadores, umas cumprindo o pessimismo papel de dividir as forças que lutam e que precisam de unidade, temos o dever educativo de denunciar e conclmar a que nos artiulemos solidamente. Por gentileza, ative o notificações para receber as novidades do blog: http://cartasprofeticas.org/chimarrao-profetico-com-a-quimica-andrea-matos-executiva-da-cut-rj-a-sacanagem-da-elite-com-os-negros/

  2. […] O povo brasileiro se articula para virar o cano do canhão para o lado dos assassinos, os peões indigestos desse mercado genocida, que desde a escravatura massacra quem realmente trabalha (veja mais aqui). […]

  3. […] – Chimarrão Profético com a “Química” Andrea Matos, Executiva da CUT/RJ: “a sacanagem da … […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.