cp_carmen-cut-card

Chimarrão Profético com Carmen H. F. Foro, Secretária-Geral da CUT: “Resistência à construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins”

Como na América Latina, as lutas de resistência pipocam em todo o Brasil.

Um exemplo desta energia popular contra a devastação imposta pelo mercado internacional, associado à mediocridade neoliberal, atuante em nosso país, com o incentivo e complacência do governo da passagem da boiada e das baciadas de crimes contra as reservas ambientais, é a organização do movimento de resistência  à construção da hidrovia Araguaia-Tocantins, no Estado do Pará. Esta luta pretende barrar os danos e repercussão em termos de devastação das matas, das águas, das  florestas, das vidas quilombolas, indígenas, ribeirinhas e no roubo dos minerais subaquáticos e subterrâneos, principalmente na Amazônia e em todo o Brasil, como se vê com as secas e as enchentes, que atingem todo o mundo.

Uma das grandes lideranças desse movimento é  Carmen Helena Ferreira Foro. Ela é Agricultora Familiar, nascida em 1966 na zona rural da cidade de Moju, nordeste do Pará. Aos quinze anos migrou com sua família para Igarapé Miri já na condição de agricultora familiar. Lá militou nas Comunidades Eclesiais de Base e no Sindicato de Trabalhadores Rurais, inicialmente como dependente da inscrição sindical de seu pai.

No Sindicato emancipou a voz da mulher do campo e da floresta na mesma medida em que fez mais aguda a sua própria voz enquanto liderança. E em 1990 conquistou o direito à sua própria filiação sindical para, no ano seguinte, dirigir o sindicato.

Assumiu a presidência do sindicato no ano de 1992 de forma interina, por oito meses. Neste mesmo período, assumiu a coordenação sindical da região Tocantina, com abrangência em sete municípios do Pará.

Em 1996 foi eleita como diretora executiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Pará – FETAGRI, assumindo a recém-criada Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais e a de Políticas Sociais em mandato seguinte.

Em 2003 se integra à CUT Nacional. Em 2005 compõe a Direção Executiva da CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, com a missão de coordenar a Secretaria Nacional das Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG. Coordenou as Marchas das Margaridas (2007 e 2011)

Em 2006 assumiu a vice-presidência da CUT, e mais uma vez cumprindo ciclos e avançando sempre, tornou-se a primeira mulher e além, a primeira camponesa do e da Amazônia, a presidir interinamente por 10 dias a Central Única dos Trabalhadores na história do Brasil. De 2009 a 2012 foi a primeira dirigente a assumir a recém-criada Secretaria de Meio Ambiente da CUT, idealizando um modelo de desenvolvimento humano que possa ser sustentável e solidário.

Reeleita consecutivamente Vice- Presidenta da CUT, em 2012 a 2019.

Eleita Secretária Geral no 13º CONCUT em outubro de 2019 a 2023.

******************************************************************************

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 10 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.