cp_familiar-card

Chimarrão Profético com Marcos Rochinski: “A agricultura familiar como resistência e saúde coletivas”

As terras são lugar de maior conflito de classes, historicamente marcado por intensos, sofridos, sangrentos  e bárbaros confrontos entre “proprietários” rurais, invasores armados, articulados com os bancos e as indústrias, gerando expulsões e mortes de contingentes enormes de trabalhadores  camponeses, de indígenas e de quilombolas.

Desse conflito saem milhares de famílias para o desemprego, para a informalidade, para a fome, para os descaminhos dos crimes, para a pobreza e para a miséria nas cidades brasileiras. Estas não contam com estrutura residencial, econômica, com infraestrutura de esgotos, água potável e energia elétrica para os milhares de expulsos de suas terras e da produção agrícola.

Por outro lado, as terras invadidas por grilagens, por grupos com artilharia pesada e forças armadas marginais, são o poderoso e propagandeado agronegócio, verdadeiro crime organizado  tingido de sangue pelos poderosos, na grande maioria golpistas que atuam politicamente em pressões sobre o Congresso Nacional e sobre o judiciário, contando, inclusive, com ministros entre o elenco de juízes na proteção dos interesses delinquentes e mafiosos no uso das terras e no massacre de vidas humanas nos campos, nas matas, nas selvas e nas águas, sempre com profundas e irreversíveis agressões ao meio ambiente.

Porém, é preciso testemunhar alto e bom som que há combatentes organizados que resistem ao massacre imposto pelo capitalismo neoliberal na sua face mais cruel e subversiva. Nos campos e matas eles e elas se organizam na resistência à fome e ao banditismo, buscando produzir alimentos saudáveis que são comercializados a custos nem sempre lucrativos de modo a repor despesas e investimentos das famílias envolvidas.

Nesses tempos bicudos de atuação fascista armada nossos irmãos e nossas irmãs lutam para preservar o que conquistaram na agricultura familiar e para manter acesa a chama da reforma agrária.

Esta é a pauta do PROGRAMA CHIMARRÃO PROFÉTICO desta QUINTA FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2021, ÀS 11 HORAS. Nossa conversa é com Marcos Rochinski – Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Contraf-Brasil/CUT

Marcos Rochinski é um agricultor familiar natural do município de Palmeira, no Paraná.  Sua trajetória principia no início dos anos 90, na Pastoral da Juventude Rural e na Comissão Pastoral da Terra (CTP). 

Em 1994 assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira. No ano seguinte, assumiu a coordenação do departamento dos Trabalhadores Rurais da CUT Paraná e do Fórum Sul dos Rurais da CUT.

Em 1997 ingressou como presidente no Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (DESER), entidade que presidiu por dois mandatos. No mesmo período, atuou no processo de construção do projeto Terra Solidária.

Em 2001 colaborou com o processo de fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-SUL), onde atuou nas pastas de Formação e na secretária Geral da entidade.

Já em 2005 participou da fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Brasil (Fetraf-Brasil), instituição que comandou por dois mandatos até sua transformação para Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil/CUT).

Atualmente, é coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Confederação.

E, paralelo à sua atuação no movimento sindical,  participou ativamente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e foi membro titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional entre outros.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 10 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.