cp_capitalismo-card

Chimarrão Profético com o Prof. Dr. Allan da Silva Coelho: “Neoliberalismo, destruição de direitos e resistência popular”

Vivemos conjuntura dramática, que não permite poesia e elucubração românticas.

Em plena pandemia o capitalismo com sua imponência desumana, cruel e ecocida se desmonta em crise sobre a classe trabalhadora, no massacre  dos pobres e contra o planeta,  cada vez mais adoecido e indefeso.

A crise na demanda dos lucros leva os oligopólios, os monopólios e máfias burguesas à guerra genocida, despojando nosso país e nosso povo de todas as defesas mínimas.

Sob a avalanche de ataques temos algumas opções de caminhos. Um deles é o da alienação religiosa dos que esperam soluções divinas e transcendentais e até são estimulados pelas igrejas e religiões fundamentalistas a se refugiarem cabisbaixos em oração à espera de soluções celestiais. Outra saída é da violência anárquica de uns contra os outros na busca de sobrevivência, mesmo à custa das vidas do próximo. Outra perspectiva rubra é a do encolhimento, da tristeza, do mau humor, do culpismo, acusando os circunstantes pelas desgraças e, nesse ambiente, crescem o feminicídio,o machimso, o racismo, a homofobia, a depressõa e o suicídio.

O único caminho mais digno e apropriado ética e historicamente é o da resistência popular. Mas a dignidade desta cresce na medida em que o povo não deposite esperanças totais e prostradas nas eleições e nos messias de ocasião.

Não, a resistência vem da mobilização permanente da classe trabalhadora. Esta passa pela organização e direção de quadros preparados e apaixonados pelo povo.

A resistência é a que mobiliza, organiza, fundamenta e se dirige à ruptura definitiva com o paradigma capitalista e seu regime neoliberal, que privilegia a concentração de riquezas, dos lucros e dos privilégios roubados d@s trabalhadores/as.

Ao vivo e a cores conversaremos sobre essa situação  dramática e perturbadora no Programa Chimarrão Profético desta quinta feira, 27 de maio de 2021, às 11 horas.

O nosso competente convidado é o Prof. Allan da Silva Coelho;

Allan da Silva Coelho  possui graduação em Filosofia (2002) pela Assunção/UniFAI, mestrado (2006) e doutorado (2014) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de pesquisa de doutorado na EHESS/Paris-França (Programa CAPES-PDSE). Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese na área Filosofia/Religião. Realizou pesquisa pós-doutoral (2018-2019)  em Paris, com a supervisão de Michael Löwy. É professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco – USF e membro dos grupos de pesquisa: Religião e Educação; Críticos da Modernidade. Pesquisa com abordagem filosófica o pensamento crítico latino-americano, em especial a partir das epistemologias divergentes e alternativas e com a crítica da Modernidade, estudando os temas: capitalismo como religião, pensamento mítico-teológico, perspectivas anticapitalistas na educação, concepções de ensino de filosofia, cristianismo da libertação e fundamentos filosóficos das lutas populares pelos direitos humanos.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 joras;

– Educação e Vida: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

  • Leitura Profética: “Bandidos da Câmara apoiam assalto e assassinato da Eletrobras!”

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.