cp_mcominica-card

Chimarrão Profético com o Prof. Fabrico Corrêa Xyka: “A democratização dos meios de comunicação”

A comunicação entre as pessoas é gênero de primeira necessidade. A literatura, o romance, os primeiros choros dos bebês, as mensagens que determinam decisões e mudanças na vida passam entre emissores e receptores; os negócios, a guerra – mãe de todos os meios de comunicação – e até mesmo a paz carecem de pontes de ligação entre quem se comunica. Há religões que até apregoam a comunicação entre os mortos e destes com os vivos.

Porém, os meios de comunicação sempre foram classistas e pertencentes a grupos dominantes nas sociedades. Assim, são utilizados como fatores de dominação e de influência da opinião pública, sempre na imposição de seus interesses e negócios.

Nesta linha costum-se afirmar irônica, porém verdadeiramente, que não há opinião pública, mas sim “opinião publicada” para manejar sentimentos, inventar necessidades e manipular as massas.

No mundo da guerra híbrida esse propósito da comunicação é fundamental para enganar e ludibriar a classe trabalhadora, os pobres e até mesmo setores da academia, que deveria ser inerme a este mal. No golpe de Estado de 2016 o uso tirano dos meios de comunicação foi decisivo na junção de milhões contra a Presidenta Dilma Rousseff bem como na chamada “primavera árabe”.

Com o uso dos poderosos meios de comunicação, hoje capitáveis em aparelhos nas palmas das mãos, o imperialismo e os senhores da guerra em junção carnal com as burguesias nacionais enxertaram monstros imaginários nas mentes populares tais como “corrupção”, “comunismo”, “depravação sexual”, “divórcio”, “desmonte da família” e outras barbaridades alucinativas para impressionar as massas e destruir o país.

O desfio hoje, além de derrubada do paradigma neoliberal, é o de construir meios de comunicação fiéis ao povo e de interesse da classe trabalhadora. Os meios de comunicação precisam ser classistas nas mãos dos mais interessados na mídia coletivista, educativa, cultural,  informativa e, acima de tudo, política.

Para entendermos melhor o tema “a democratização dos meios de comunicação” conversaremos com quem trabalha e entende  dele. NESTA TERÇA FEIRA, NO PROGRAMA CHIMARRÃO PROFÉTICO, 24 DE AGOSTO DE 2021, ÀS 11 HORAS nosso encontro será com o prof. Fabrico Corrêa Xyka.

Fabrico Corrêa Xyka  é professor de filosofia em escola pública. É também militante por outro mundo possível.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.comunicação, meios, mídia, classista,

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.