cp_bolosarismo-card

Chimarrão Profético com o Psicanalista e Filósofo Luís Carlos Petry: “Ganchos e bases do ódio bolsonarista”

Somos atacados por discursos de ódio em todas as tribunas das casas legislativas do país, com agentes cuspindo e espumando discriminações enquanto tecem o ambiente de discriminações, exclusões e morte contra pessoas indefesas, como identificam e relacionam os noticiosos policiais.

Dos púlpitos das igrejas também jorram preconceitos e ataques aos direitos humanos de LGBTQIA+, de negros e negras, de indígenas, estes com projeto de “evangelização” de “embranquecimento” a aculturação de suas tradições e abertura de picadas para grupos internacionais assaltarem as riquezas do subsolo, da biodiversidade e das águas brasileiras.

Não é  com menor a intensidade com que os abusos contra as mulheres e até feminicídio tomam proporções jamais comparadas em nossa história, em clara afronta aos direitos humanos.

Vê-se a manifestação virulenta do fascismo e do nazismo em nosso país, com essas forças chegando ao governo federal e tomando todos os escaninhos das instituições brasileiras, desembocando no genocídio usando a pandemia da covid 19 como arma de extermínio, notadamente dos pobres e dos trabalhadores.

Trata-se, portanto, de fenômeno de massas que instiga e chama ao estudo compreensivo de manifestações profundas ideológicas humanas. É fenômeno que manifesta o inconsciente coletivo e clama por compreensão e enfrentamento.

O Professor,  Psicanalista e Filósofo Luís Carlos Petry  toma   Freud e Adorno para definir  que massa  “é um corpo social e orgânico, formado por indivíduos que se identificam solidariamente e se associam a um líder”. Assim sendo, a massa  pode  se apresentar com  comportamentos sociais “construtivos e amorosos” ou ser “a expressão da destruição e do ódio”. A história testemunha que ela se demonstrou e se demonstra  de muitos modos: “está presente na igreja, no exército, no campo de futebol, nos comícios políticos de esquerda e direita, nos grupos que se autodenominam getulistas, lulistas e mesmo bolsonaristas” e “no movimento de rua que organizou as manifestações do ‘fora, bolsonaro‘”, explica Luís Carlos Petry em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos.

‘O ideário do nazismo e do fascismo só pode ser combatido “por uma sociedade esclarecida, afetiva e que, intelectualmente, se organize dentro de princípios de solidariedade, direitos e redistribuição das riquezas”, disse em entrevista o Professor, Psicanalista, Filósofo e Pesquisador convidado para o Chimarrão Profético.

Convidamos os leitores do SITE CARTAS PROFÉTICAS e os espectadores do CANAL CARTAS PROFÉTICAS NO YOUTUBE a acessarem e lerem a bela entrevista do Dr. Luis Carlos Petry que, nesta TERÇA FEIRA, 19/10/21, ÀS 11 HORAS (Hora de Brasília) CONVERSARÁ CONOSCO AO VIVO no PORGRAMA CHIMARRÃO PROFÉTICO. O nosso convidado e pesquisador demonstrará as relações existentes entre a psicologia das massas do nazi-fascismo e os grupos bolsonaristas.

Luís Carlos Petry é Psicanalista, Topólogo e Filósofo. Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000-2019). Professor, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (2008-2019).

Professor no curso de Filosofia da UNISINOS (1987-1997).

Doutor em Semiótica pela PUC-SP (2003).

Bacharel em Psicologia pela UNISINOS (1986).

Formação em psicanálise no CEF (Centro de Estudos Freudianos de POA: 1982-1989).

Acompanhamento como professor assistente do topólogo Carlos Ruiz (1984-1987).

Realizou sua formação em filosofia com Ernildo Stein (UFRGS), entre 1989 e 1995, cuidando da publicação de vários de seus livros.

De 2000-2016, foi professor conferencista em diversas universidades de Portugal e Espanha, dentre elas, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade Fernando Pessoa e a Universidade de Santiago de Compostella.

Atualmente desenvolve na TOPOS Publicações, cursos on-line sobre Topologia Psicanalítica e de leituras críticas da Obra de Freud. É o criador das listas de discussão Intelectuais & Democracia.

É uma das referência de Perfil de Pesquisador no Portal Ciência para a Educação:

Luís Carlos Petry

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9933939386282163  

Possui um Canal de topologia psicanalítica 3D no YouTube: https://bit.ly/2YHinOa

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quartas feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os sábados entre 18 e 19 horas, ao vivo com base no evangelho dominical.

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho, comente, compartilhe e participe do super chat.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.