salvação_juntos

Covid-19: ou cooperamos ou não teremos futuro nenhum

*Acesse também e compartilhe o Canal Espiritualidade Revolucionária: https://www.youtube.com/channel/UC9WX….

Leonardo Boff*

Uma pergunta sempre esteve presente nas buscas humana: qual é a nossa
essência específica? A história conhece inumeráveis respostas. Mas a mais contundente, convergência de várias ciências contemporâneas como a nova biologia evolucionária, a genética, as neurociências, a psicologia evolutiva, a cosmologia, a ecologia, a femenologia e outras é essa: a cooperação.

Michael Tomasello, considerado genial na área da psicologia do desenvolvimento de crianças de 1-3 anos, sem intervenção invasiva, reuniu num volume as melhores pesquisas na área sob o título :”Por que nós cooperamos” (Warum wir kooperieren, Berlim, Suhrkamp 2010). Em seu
ensaio de abertura afirma que a essência do humano está no “altruismo” e na “cooperação”. “No altruismo um se sacrifica pelo outro. É a empatia. Na cooperação muitos se unem em vista de um bem comum” (p.14).

Uma das maiores especialistas em psicologia e evolução da Universidade de Stanford, Carol S. Dweck, afirma: “mais que a grandeza excepcional de nosso cérebro e de nossa imensa capacidade de pensar, a nossa natureza essencial é esta: a aptidão de sermos seres de cooperação e de relação (Por que cooperamos, op.cit 95).

Outra, da mesma ciência, famosa por suas pesquisas empíricas, Elizabeth S. Spelke, de Harvard, assevera: nossa marca, por natureza, diferencial de qualquer outra espécie superior como a dos primatas (dos quais somos um bifurcação) é “a nossa intencionalidade compartida” que propicia todas as formas de cooperação, de comunicação e de participação de tarefas e de objetivos comuns”(op.cit. 112). Ela caminha junto com a linguagem que é, essencialmente, social e cooperativa, traço específico dos humanos, como o entenderam os biólogos chilenos H.Maturana e F. Varela.

Outro, este neurobiólogo do conhecido Instituto Max Plank, Joachim Bauer, em seu livro “O gen cooperativo” (Das kooperative Gen, Hoffman und Campe,Hamburgo 2008) e especialmente no livro “Princípio humanidade: por que nós, por natureza, cooperamos” (2006) sustenta a mesma tese: o ser humano é essencialmente um ser de cooperação. Refuta com veemência o zoólogo inglês Richard Dawkins, autor do livro muito difundido: “O gene egoísta”(1976/2004). Afirma “que sua tese não possui nenhuma base empírica; ao contrário, representa o correlato do capitalismo dominante que assim parece legitimá-lo” (Op.cit.153). Critica também a superficialidade de outro livro “Deus, uma ilusão”(2007).

No entanto, diz Bauer, é cientificamente verificado, que “os genes não são autônomos e de modo algum ‘egoístas’mas se agregam com outros nas
células da totalidade do organismo” (O gene cooperativo,184). Afirma mais ainda: ”Todos os sistemas vivos se caracterizam pela permanente cooperação e comunicação molecular para dentro e para fora” (Op.cit.183).

* Teólogo, filósofo, professor aposentado de Ética da UERJ, escritor, palestrante e colunistas do Cartas Proféticas.

Acesse também e compartilhe:

– Chimarrão Profético com o Professor Luiz F. Mangea: “Os profetas e mártires da classe operária”.

– Os bons moços agora aceitam dar os nomes certos para o trapaceiro, miliciano, boçal e desgraçado Jair Bolsonaro.

– Ideologia adotada pelos quartéis faz de comandantes chefes bandidos e criminosos, humilhadores de indefesos.

– Chimarrão Profético com o Pastor Ariovaldo Ramos: “Os direitos humanos são bíblicos”.

– Jair Bolsonaro, o bobão medroso e lacaio fascista do mercado, treme de medo do que virá.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um comentário

  1. Num texto sensível ao impasse da vida humana num planeta doente, que geme de dor da morte, o Teólogo pensador Leonardo Boff não vê saída para a humanidade dentro da fábrica de individualismo predatório, o capitalismo. No no pós COVID 19 só a cooperação nos salvará. Agradeço pela solidariedade na alavancagem do blog Cartas Proféticas. Continue compartilhando somente a chamada e o link desta postagem. Por gentileza, ative o notificações para receber as novidades. FIQUE EM CASA E SE PREPARE PARA A GRANDE LUTA NO PÓS PANDEMIA: http://cartasprofeticas.org/covid-19-ou-cooperamos-ou-nao-teremos-futuro-nenhum/

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.