gangues_brasil

Desabafo de uma patriota brasileira em Portugal: gangue dos Bolsonaros e neoliberais destroem Brasil!

A minha querida amiga e colega de docência Carminha, como todos a chamamos, explode num desabafo no texto abaixo.

A Assistente Social e professora universitária Carmem Ferreira Barbosa é de Campo Grande, MS. Ambos fizemos exame de seleção para  ingresso como professores da UNIDERP, ela para uma cadeira de Serviço Social e eu para Filosofia e Ciências Humanas.

Na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) formamos um grupo de professores e de estudantes dispostos a caminhar para além das salas de aula na busca de autores e de textos que nos fundamentassem e iluminassem a interpretação da realidade brasileira e mundial. Nossa grande amizade tem esta base e este movimento eternos.

Com emoção posto aqui o desabafo desta mulher que sabe ser mãe, avó e, sobretudo, uma intelectual orgânica e uma patriota apaixonada pelo nosso atacado e odiado país.

Carminha escreveu este desabafo em 2015, mas sua angústia e preocupações com o Brasil são atuais.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Carmem Ferreira Barbosa*

De novo posto meu desabafo de 2015, mas que continua atualíssimo diante do governo composto de criminosos da gangue dos Bolsonaros fascistas, unidos com representantes do neoliberalismo mais voraz do imperialismo estrangeiro.

Vim para Portugal em 2015 no início da crise que assolou o Brasil, vim para Porto para apoiar minha filha a realizar seu doutorado em Artes.  Acompanhei muito aflita o desenrolar da política e o golpe contra a  presidenta Dilma e a perseguição ao Lula, além dos atos insanos do Temer e sua corja de ladrões, no governo e no congresso.

Estou estarrecida com o que aconteceu ao Brasil em tão curto tempo, ter perdido grande parte de seu patrimônio, de suas riquezas!! Daí me veio o sentido de nossa fragilidade enquanto País: como pode um punhado de políticos incapazes, irresponsáveis, manipulados pelo senhor capital invisível, fazer o que fizeram? Isso me traz uma sensação de estupefação, um Brasil grande, com seu conjunto de leis e salvaguardas republicanas não lhe serviu para nada!!  Fomos , enquanto povo e nação, jogados na  sanha mais cruel de um capitalismo selvagem!!

Agora, aqui em Portugal está uma avalanche de brasileiros chegando para morar, porque, segundo dizem, o Brasil está insuportável!! Mas a maioria desses, contribuiu para o País chegar onde chegou. Complexo de vira-latas,  chegam aqui, endeusando o primeiro mundo e criticando, avacalhando o próprio País. E vem, justamente para um País governado pela esquerda que tanto repudiam, ironicamente.

Dia desses, um garçom me perguntou se eu era brasileira, com minha afirmação, logo arrematou dizendo que logicamente eu não voltaria para o horrível Brasil!! Qual não foi sua surpresa , quando eu disse enfaticamente que meu País é maravilhoso, apesar do mau momento e que eu não via a hora de voltar!!

Estou voltando com muita sede de fazer política de oposição a esse governo cruel, de engrossar as fileiras da política de esquerda para combater  o neoliberalismo que retornou com muita voracidade. Acho necessário retornar à luta agora e toda a luta ainda será pequena para retomar o Brasil e devolvê -lo aos brasileiros!!

*Assistente Social, mestra, professora universitária, palestrante e militante.

Apoie o projeto Cartas Proféticas. Clique aqui e acesse a conta para contribuir. Muito obrigado e abraços. 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.