mundo_exploradores

É hora dos seres humanos, todos, os ricos e poderosos e os pobres desta sofrida terra, aprenderem qual é a sua real medida

Por Daniel da Costa*

Antes dos blasfemadores, caluniadores, mentirosos, enganadores dos incautos e tolos deste mundo; antes que digam que esta pandemia é obra de Deus ou questionarem: por que Deus a permite, se ele é onipotente?

Antes desses apressadinhos falarem estas bobagens … Após nunca avaliarem qual é seu grau de responsabilidade nisso.

É bom saber que este atual mundo do dinheiro. Mundo do egoísmo e da ganância. Mundo da posse. Mundo dos objetos contábeis, que contabiliza seres humanos (desrespeitando sua dignidade intrínseca). Este mundo hipócrita, sujo, mentiroso e enganador … É bom lembrar aos incautos que este mundo liberal, burguês capitalista (individualista e propagador da guerra) tem sido tolerado por todos nós, sem exceção. Da nossa parte, de todos nós, temos confiado no seu falso conforto. Nas suas falsas seguranças. Nas suas mentiras e promessas de felicidade (salvação).

Quem criou este vírus vem daí, deste mundo. A fonte deste mal, dessa crueldade sem fim encontra aí seu foco. Sua fonte é HUMANA, mas sua mais real inspiração de morte e destruição, sua malignidade, é mais profunda; e sua mentira mais sórdida, mais cruel, é desviar o foco da humanidade deste “ninho de perversidade e crueldade sem fim” (sociedade burguesa, liberal capitalista), para culpar a Deus e a Cristo, justamente as fontes da vida …

O reino de Cristo é reino de solidariedade, de perdão, de amor infinito, enfim, de cura … Reino onde nenhuma criança, nenhum ser humano ficaria sem pai, irmãos e irmãs … Reino onde todos seremos irmãos diferentes e plurais unidos pela maior força curativa do universo: o amor!

Portanto, que fique claro que está pandemia é resultado de nossas escolhas …
Escolhemos o reino, e o senhor a quem servirmos (Mamon) … Neste não há misericórdia. Não há amor. Não há solidariedade. Não há vida! Só decadência e morte.

Mas apesar de tudo, apesar de nossa arrogância. Nossa prepotência. Nosso egoísmo e má vontade. Jesus Cristo, o profeta carpinteiro de Nazaré, periferia da periferia de Israel, estará onde sempre esteve. Ao lado do que sofre, sofrendo junto, porque ele sabe o que é sofrer e qual é o tamanho da fúria de morte deste mundo enganador.

Portanto, aos que perguntarem: onde está Deus? Respondo: onde sempre esteve, ao lado de quem sofre, do excluído e necessitado, sofrendo junto.  Querendo curar e consolar, mas sempre se vendo impedido de fazê-lo, muitas vezes, por causa da nossa arrogância, indisponibilidade em sermos seus instrumentos de amor; por causa do nosso coração duro. Por causa das nossas escolhas!

Querem saber onde estará e está Cristo agora? Está ao lado dos que sofrem, como sempre esteve …

Quem tem ouvidos, ouça!

* Bacharel, licenciado, mestre e doutor em filosofia pela USP; bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Batista de SP; pedagogo licenciado pela FALC; autor de artigos de filosofia em veículos especializados e livros coletânea; autor do livro *O cristianismo ateu de Pierre Thevenaz* (no prelo); tradutor de mais de trinta livros nas áreas de filosofia, ciências da religião, ciências humanas e teologia; músico profissional (guitarrista) e jornalista. Colunista do Cartas Proféticas.

A sua solidariedade nos ajuda muito a trabalhar aqui no Cartas Proféticas. Continue e reforce a campanha com seus contatos: http://cartasprofeticas.org/colabore

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um comentário

  1. O filósofo e teólogo protestante, explica criticamente a causa do coronavirus e de outras mazelas humanas e conclama à mudança de mundo. Ajude-nos a movimentar o Cartas Proféticas compartilhando somente a chamada e o link deste artigo do professor Daniel da Costa. http://cartasprofeticas.org/e-hora-dos-seres-humanos-todos-os-ricos-e-poderosos-e-os-pobres-desta-sofrida-terra-aprenderem-qual-e-a-sua-real-medida/

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.