ev_dandara-card

Educação e Vida com a Cientista Social Dandara Vieira: “Educação e luta popular”

A educação é absolutamente indispensável à classe trabalhdora e seus/suas filhas.

Aliás, a luta de classes gerou muito do que há em termos de educação genial em nosso país. A partir do governo Vargas a educação conquistou espaços como consequência da luta d@s trabalhadores/as por programas avançados e científicos de ensino, desde as séries fundamentais até as grandes universidades e suas contribuições científicas para o povo brasileiro e para a humanidade.

Para além e transcendentalmente ao ensino formal e institucional a educação é essencial, visando a formação política da classe trabalhadora na sua mobilização e organização tática e estratégica.

NESTA SEGUNDA FEIRA, NO PROGRAMA EDUCAÇÃO E VIDA, ÀS 19 HORAS, ao vivo pelo Canal Cartas Proféticas no YouTube, conversaremos com uma educadora legitima e comprometida com a classe trabalhadora.

A Cientista Social Dandara Vieira, nossa convidada,  é vital e historicamente  enraizada na polaridade educação e luta.

O nome de nossa Cientista Social carrega a alma e o peso da heroína revolucionária quilombola, companheira de Zumbi dos Palmares, que lutou com técnicas de capoeira e de guerrilha contra os colonizadores e donos da capitania de Pernambuco, cruéis escravagistas.

Desde cedo Dandara materializa suas origens e compromisso com o povo trabalhador. Ela participa de coletivas direcionadas à Política Pública Social (Educação, Saúde e Direitos Humanos) e Partidária. Animada pelo  espírito militante,  luta no Movimento Feminista, Movimentos de Educação Popular e Saúde Coletiva. 

A Cientista Social Dandara Vieira é nascida em julho de 1988 em Aracaju/SE. Cresceu à luz esquerdista dos petistas daquela época, com os quais aprendeu a desenvolver uma visão crítica da realidade vivida, questionando os acontecimentos sociais cotidianos. Aos 16 anos se filiou ao Partido dos Trabalhadores – PT, com o aval e abono da ficha assinada pela militante ativa e fundadora do PT de Sergipe, Maria do Céu Vieira, sua mãe e maior referência social e de lutas.  Com base nessa influência gestora a jovem militante ingressou em ações coletivas promovidas por Organizações Sociais de Sergipe e,  hoje, é uma Militante Feminista, que também atua nos Movimentos Sociais de Educação Popular e Saúde Coletiva, por entender que a produção de atividades voltadas para o conhecimento e bem-estar, são poderosos agentes de socialização e mobilização que atuam como agentes da valorização pessoal, do nível cultural e na formação do cidadão.  Nesse sentido, se formou em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) pela Universidade Federal de Sergipe-UFS e fez Pós Graduação em Gestão Pública pela FAVENI. Como professora, realizou jornadas educativas voltadas à criação de processos formativos baseados na articulação de ensino serviço, tendo como eixo norteador o compromisso ético e político voltado à promoção do reconhecimento de saberes e a ampliação de conceitos ligados às políticas sociais, a humanização e a gestão participativa.

 Dandara Vieira atua no  Controladoria Geral do Município de São Cristóvão/SE como Ouvidoria Geral do Município de São Cristóvão – SE; na  Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão/SE na função de Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde de São Cristóvão- SE; no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe – SEBRAE/SE prestando serviços administrativos na Diretoria Financeira – DIAFI e Diretoria Técnica – DITEC; Secretaria de Educação do Estado de Sergipe/SEED na condição de Coordenadora de Pesquisa e Pedagógica do Programa Sergipe Alfabetizado; na  Educadora Social na Rede de Educação Cidadão – RECID do Instituto Paulo Freire. Sergipe – Brasil 202;

 Filiada ao Partido dos Trabalhadores – PT/SE, desde 2005, através do Cadastro Nacional de Filiado Nº 1656115, sendo membro da Executiva Municipal do PT de São Cristóvão – SE, eleita no Processo de Eleições Diretas – PED 2019 para o cargo de Secretária Municipal de Formação Política;

Elegeu-se Conselheira Local de Saúde da Unidade Básica de Saúde Augusto César Leite por meio da Portaria N° 179 de 06 de outubro de 2011, no período de 15 de outubro de 2013 a 19 de outubro de 2015, sendo membro da Mesa Diretora na condição de 1ª Secretária, deste colegiado deliberativo; É  filiada à Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, desde 2018. É Coordenadora da Comissão de Acolhimento do FREPOP – Fórum de Educação Popular: Tecendo e Alinhavando Encontros, Experiências e Saberes, realizado em 2015 no município de Lagarto/SE. É Educadora Popular na Secretaria Pedagógica da Sociedade de Apoio as Pessoas com Doenças Falciformes – SOAPAFI, durante o projeto Conta Gotas, realizado de 2013 a 2015. –E Idealizadora do Projeto Laços de Ternura, desenvolvido pelo Movimento Comunitário de Saúde – MCS em 2010, através da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju/SE em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho e Emprego de Sergipe.

É apoiadora do Projeto ELAS direcionado ao Apoio a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica realizado pela Associação Rosas Negras do Estado de Sergipe;

 A Cientista Social Dandara Vierieira,  convidada do Programa Educação e Vida, disponibiliza os seus contatos pessoais e suas redes sociais: WhatsApp: (79) 98848 – 7627  Facebook: Dandara Vieira  Instagram: dandara_em_movimento Twitter: Dandara Vieira  You Tube: Dandara Vieira  E-mail: dandara.se@yahoo.com.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 joras;

– Educação e Vida: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.