ev_negra-card

Educação e Vida com a Profª Janaina Almeida: “Elogiada pela Presidenta Dilma por dedicação à educação”

A educação em nosso país, principalmente a pública, é um dos campos dos direitos humanos mais atacados. A destruição de investimentos é uma das marcas catastróficas desse movimento satânico, catapultada pela ideologia fascista e mercantil, mais interessada em privilegiar os interesses do mercado e dos brancos ricos.

A única força que salvará a educação pública é a resistência de educadores/as, estudantes, familiares e da classe trabalhadora, a mais interessada na construção educativa de seus filhos e de suas filhas, até que nosso país aporte no socialismo, livre do capitalismo e do seu nefasto neoliberalismo: marginalizador, desrespeitoso, desumano, cruel e ecocida..

No Programa Educação e Vida desta segunda feira, 26 de abril de 2021, às 19 horas, conversaremos com uma educadora animada pela resistência e pela luta no campo da educação. Trata-se de uma guerreira e militante corajosa.

Nossa respeitada convidada foi reconhecida por outra grande mulher combatente, que dirigiu nosso país como Presidenta da República, a lutadora Dilma Rousseff.

Graças à sua dedicação combativa e profissional, principalmente pelo trabalho realizado à frente  da Escola Classe 05 do Guará, além de receber em 2015 o Prêmio de Boas Práticas de Gestão, também foi agraciada por várias menções de reconhecimento e louvor na CLDF pelos serviços prestados e consagrados pelo amor à comunidade guaraense e à educação, Dilma a homenageou por escrito.

As raízes de nossa Professora Janaína talvez digam muito de seu extremo carinho pelas crianças atingidas pelas injustiças econômica, social e racial. Ela nasceu no Distrito Federal, no Guará Respirou os exemplos da dedicação de seu avô, o senhor Djalma, um dos fundadores do Centro Espírita André Luiz.

Como mãe do João e da Sopgia sabe mais ainda o que sentem e sfrem as mulheres mães, pobres e negras, como a nossa convidada, para nossa honra.

A formação de Janaína a qualifica teórica e intelectualmente, considerando o clima de uma da mais respeitadas universidades do Brasil, a UNB, onde buscou sua primeira caminhada acadêmica superior,  alicerçando seu ímpeto educativo. Ela se formou  em Estudos Sociais com habilitação em História (UPIS) e Pedagogia (UNB).

Janaína é professora da SEEDF, desde 1996 e possui vários cursos de especialização, na área de Educação.

Porém seu maior orgulho, foi contribuír para que a escola ocupasse o 1º lugar no IDEB da cidade e um dos 5 primeiros do DF, colocando a instituição numa posição de excelência e referência em educação.

Em 2019, foi convidada para o cargo de Secretária Executiva Pedagógica da SEEDF e posteriormente ocupou os cargos de Chefe da Assessoria e Assessora Especial, do Gabinete do Secretário de Educação do DF, atualmente. É Assessora Pedagógica na Coordenação Regional de Taguatinga.

Na senda educativa apaixonada,  Janaína integrou o Conselho da Mulher em 2018 a 2020, como membro da sociedade civil, representando as mulheres negras e, posteriormente, representando também, a Secretaria de Estado de Educação.

A professora Janaína é membro do FPETI/DF – Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente. Compõe à CIL/UNB – Comissão das Licenciaturas da Universidade de Brasília. Integra o recém criado Observatório da Educação Básica da UNB.

Participa ativamente da luta pelo empoderamento feminino, sendo a idealizadora do projeto Encontro de Yabás, realizado em duas edições (2018 e 2019) no museu da República com o apoio do SINPRO-DF.

Como parte de eu enorme currículo de lutadora em defesa da educação e dos direitos humanos, a professora Janaína apoia a causa LGBTQIA+ e lidera  diversas iniciativas relacionadas à Educação Antirracista, em todo país. Durante a pandemia tem participado de diversas lives para escolas e universidades, apresentando diferentes temáticas, incluindo as Competências Socioemocionais e as Práticas integrativas em saúde nas escolas.

Nossa convidada é defensora incansável da educação pública por acreditar na qualidade do Ensino e na competência dos educadores, porém acredita que ainda temos avanços a serem atingidos, especialmente na área tecnológica e na inovação metodológica.

Apoie este projeto com sua doação. Acesse: http://cartasprofeticas.org/colabore

Leia e veja mais abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho, comente e compartilhe

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.