ev_irmãs-card

Educação e Vida com Elisa e Geórgia Velasco: “Luta política nos movimentos estudantis secundarista e universitário”

O caminho estudantil, tanto o secundarista quanto o universitário, é essencial como direito à formação de adolescentes e jovens.

Como parte do encontro de nossa juventude com a formação acadêmica é fundamental a educação política nas lutas desenvolvidas pelas e nas entidades estudantis. É ali que se trava o debate com várias correntes ideológicas, que traduzem as angústias e esperanças da sociedade brasileira.

Em termos de luta de classes os filhos e as filhas da classe trabalhadora lutam por mais qualidade de ensino na formação da consciência ideológica de interesse dos amplos setores injustiçados da sociedade, que são @s trabalhadores/as. Nessa luta @s estudantes se orientam pela vasta bibliografia marxista, que dá os fundamentos para a compreensão da sociedade capitalista na sua fome de concentração do lucro, do capital e do poder, enquanto estreita os espaços de luta d@s trabalhadores/as. Além dessa compreensão, a juventude busca nas suas organizações, que militam nas entidades estudantis, a compreensão das táticas adotadas nas lutas no interior das instituições onde estudam. Para essa linha ideológica a tal “escola sem partido” é uma falácia golpista da burguesia e do fascismo.

Na disposição de ouvir e de conversar com a juventude estudantil secundarista e universitária nesta segunda feira, dia 24 de maio de 2021, às 19 horas, no Programa Educação e Vida,  nos encontraremos com duas irmãs, uma secundarista e a outra universitária. Ambas de raízes políticas e ideológicas profundas, desde a concepção.

Elisa Velasco é vice-presidente da UGES(União Gaúcha de Estudantes Secundaristas) e diretora da UMESC(União Municipal de Estudantes Secundaristas);

Geórgia de Araújo Bastos Velasco tem 21 anos e é estudante de Licenciatura em História na UCS. É coordenadora do Centro Acadêmico do curso de História e faz parte da gestão do DCE da UCS Universidade de Caxias do Sul) e da FEMEH (Federação do Movimento Estudantil de História).

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 joras;

– Educação e Vida: todas as segundas feira às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.