ev_chacinas-card

Educação e Vida com o Prof. Dr. Luiz Mangea: “Pastoral operária e as chacinas de hoje”

Nosso país engravidou da revolução desde a chagada das caravelas de Pedro Alves Cabral, aportando aqui o conflito de classes entre as lutas contra os invasores, promovidas pelos indígenas, depois pelos esctavos e, finalmente, pela classe trabalhadora que se organizou para enfrentar os ocupantes das terras, ladrões do ouro, de madeira, do café e de todas as nossas riquezas naturais.

Em todas as lutas a ruptura com dominação desumana e antiecológica gestava-se a ideia de um país justo e sem saqueadores. Porém, em cada tentativa de virada o movimento abortista por parte das elites colonizadora, agrária brasileira e capitalista nacional e internacional se empenharam em sufocar e matar o feto revolucionário.

No Programa Educação e Vida desta segunda feira, dia 10 de maio de 2021, às 19 horas, conversaremos com um pesquisador jovem que nos falará das escaramuças e conflitos que envolveram bispos católicos romanos, a pastoral operária e a compreensão da própria luta de classes, muitas vezes atropelada e os trabalhadores e seus aliados enganados ou até martirizados quando buscaram justiça econômica e social.

O querido amigo Prof. Dr. Luiz Mangea é conhecido do público do Canal Cartas Proféticas por suas pesquisas sobre as lutas e participações da pastoral operária na defesa da classe trabalhadora durante os anos de chumbo da ditadura imperialista-militar. Nosso encontro nesta noite, para nossa legria e honra,  será com ele.

O Prof. Dr. Luiz Fernando Mangea possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2007), especialização em História do Brasil pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2009), Mestrado em História Social pela Universidade Severino Sombra (2014), Doutorado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020), também é Sócio da ANPUH – Associação Nacional de História – Seção do Rio de Janeiro, desde 2011. Atualmente é professor Docente I pela Secretaria de Educação de Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Tem experiência na área de História, com ênfase em Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Igreja Católica, ditadura militar, hierarquia clerical, Pastoral Operária e movimento operário.

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho, comente, compartilhe e contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.