fl_união-card

Fé e Luta com o Bispo Adriel de Souza Maia: “A unidade de cristãos e cristãs contra o neoliberalismo e na defesa do Brasil”

A unidade enfrenta gigantescos desafios em todos os âmbitos de relacionamentos entre pessoas, instituições e grupos.

O Rev. João Daronch Parayba da  Silva afirmou no livro “Igreja: Corpo de Cristo”, escreve que a unidade e o ecumenismo são da natureza da Igreja. Não há como sermos igreja e desunidos ao mesmo tempo.

Tal afirmação fazia sentido num contexto internacional de profunda unidade construída no ecumenismo empreendido pelo Conselho Mundial de Igrejas,  pelos esforços do Vaticano nos pontificados dos Papas João XXXIII e Paulo VI, pelas conferências episcopais no Brasil e na América Latina e nos vários organismos ecumênicos.

No campo nacional brasileiro a unidade foi construída nas lutas populares,  nos esforços entre empresários desenvolvimentistas e instituições, passando pela derrubada do terror da ditadura imperialista militar,  desembocando na Constituinte de 1988.

A maior expressão da unidade no campo popular foi a caminhada de 1º de maio de 1980, quando os trabalhadores ocuparam as avenidas centrais de São Bernardo do Campo, SP, pondo em polvorosa o poderio armado, que quase despejou chumbo e fogo sobre o mais de meio milhão de trabalhadores que, ousados,  demonstraram a fragilidade do terror das baionetas e dos canhões dos que mantinham o país sob o ferrolho do medo.

Em nossos dias vivemos a tragédia da falta de unidade. O ecumenismo reduziu-se a eventos fechados e a minorias, sem referência na realidade, sem compromisso com os injustiçados e com os sofrimentos de um povo entregue à crueldade do neoliberalismo e ao massacre fascista.

Entenda-se a unidade como conceito das relações de fé entorno dos princípios proféticos da denúncia corajosa e comprometida das grandes injustiças como as que sofre o nosso povo brasileiro, jogado na desunião, na desarticulação e no abandono quanto ao conhecimento de sua energia enquanto unidade, mobilização, organização e direção.

Há igrejas e religiões que se congregam a partir de interesses mesquinhos fundamentalistas, neoliberais e até nazistas, associadas a projetos nos parlamentos, no judiciário e nos governos. Mas isso não pode ser definido como unidade. Trata-se de acordos mafiosos entre os grupos que combinam o resultado dos assaltos e a divisão dos despojos das carnes do povo no saque às riquezas do poder público.

É preciso debater a questão da unidade entre as religiões e entre as igrejas, centrando o interesse na compaixão pelo povo, atacado e massacrado nessa crise do capitalismo. É o que faremos no PROGRAMA FÉ E LUTA neste SÁBADO (02/10/210), ÀS 11 HORAS. O convidado é encharcado da experiência ecumênica e da capacidade de diálogo. Conversaremos com o Bispo Metodista Adriel de Souza Maia.

Adriel de Souza Maia é Bispo Emérito da Igreja Metodista . Exerceu o episcopado ativo durante 29 anos,  presidindo as seguintes regiões presencialmente;

Quarta região Eclesiástica (Minas Gerais e Espírito Santo);

Região Missionária do Nordeste envolvendo os 9 estados nordestinos;

Terceira Região Eclesiástica ( São Paulo. SP);

Presidência do Colégio Episcopal por 10 anos;

Presidiu a Associação Evangélica Brasileira ( AEVB);

Presidiu o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs ( CONIC);

Formação: na área teológica, filosófica, pedagógica e pós graduação em Administração.

Atualmente: assessoria editorial para produção de textos e livros na área da espiritualidade cristã.

Conferencista.

Participação em Seminários na área pastoral e Ecumênica.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.