padre_jorge

Fé e Luta com o Padre Jorge Paim: “Roda de conversa a partir dos pobres e a libertação”

NO PROGRAMA FÉ ELUTA, deste SÁBADO, 19 DE JUNHO, ÀS 11 HORAS, nossa roda de Conversa será com o amigo, camarada e sacerdote cristão porque da luta, o Padre Jorge Paim.

O padre Jorge vive experiência rica de fé em pastorais entre o setor mais oprimido do Brasil, conhecido e respeitado por sua capacidade de resistência, a Baixada Fluminense no Rio de Janeiro.

Este povo construiu história e teve ao seu lado bispos engajados na luta em defesa da classe trabalhadora e dos pobres, alguns deles presos e humilhados, como dom Hipólito, por exemplo.

Provindo do Rio Grande do Sul o nosso convidado para o “Fé e Luta” contará que se somou aos pobres, afirmando sua postura desde sempre e  no seminário, ao lado do povo notadamente dos mais pobres e da classe trabalhadora.

Ele mesmo se apresentará no texto abaixo.

 “[Sou] Padre Jorge Paim, (63 anos).             Atualmente sou Pároco na Igreja Nossa Sra de Lourdes, periferia de Nova Iguaçu  – RJ. Logo à minha chegada, em fev. de 2020, deu-se o início da pandemia. 

No último senso, em 2020, a cidade de Nova Iguaçu possui 823 mil habitantes. Localiza-se na Região da Baixada Fluminense, na área metropolitana do Rio de Janeiro.                          

Depois de quatro anos ordenado no Rio Grande do Sul, cheguei  à Baixada, em novembro de 1987. Desde então, além do meu exercício sacerdotal por diferentes paróquias da periferia, optei em colaborar na luta e na organização dos Movimentos Populares, urbanos e rurais. Tais como: Movimento Negro e Pastoral Negra, Grupo Eclesial das Cebs; Formação de Grupos Fé e participação  cidadã, Assessoria às chapas de oposição em alguns sindicatos urbanos (Químicos e Metalúrgicos); Grupo de Acompanhamento Popular à Câmara Municipal, no Município de Mesquita; sou um dos fundadores do Grupo  Elos Quilombolas (Congregando diferentes pessoas etnológicas e grupos múltiplos no combate a todo tipo de racismo) e membro da Executiva da Romaria Estadual da Terra e das Águas, que acontecerá no próximo ano, em Angra dos Reis. E pela primeira vez a Romaria acontecerá em território de povos tradicionais: Quilombolas, indígenas e caiçara. Nisto tudo, apesar de todos os pesares, ao longo do processo dos meus 32 anos de Baixada, há muita alegria e fé esperançosa. Como diria música cantada por Elis Regina : “Aprendo jogar. Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo jogar… (viver, aprender a jogar, porém sem trocar de lado).”

*PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 joras;

– Educação e Vida: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.