fl_fé-luta-card

Fé e Luta com o Professor Geraldo Antônio Capelassi: “A fé nos mobiliza na luta contra as injustiças”

O desafio na definição da fé como compromisso com as transformações econômicas e sociais, buscando novo modelo de relações,  de valor fraterno,  é cada vez maior.

A fé necessariamente se enraíza na humanidade para nos tornar mais humanos.

A fé verdadeira não escapa para fora da história, em cujo âmbito nos deparamos com o próprio Deus, nem dos conflitos que pressionam pela troca de direção na luta de classes.

Do ponto de vista cristão,  é verdade que Jesus realizou seu projeto propondo relações novas a partir do que chamou de Reino de Deus. Isto ocorreu em contexto de conflito, marcado e determinado por muita violência e assassinatos.

A violência matou Jesus e tudo fez para desarticular sua comunidade de discípulos.

O sujeito promotor do julgamento, prisão e tortura de Jesus é regime dos Césares de Roma em aliança com o templo judaico, com seus fariseus, sacerdotes e culto religioso sem fé.

Então foi a partir da cruz e do confronto inarredável de Jesus que se define a fé como projeto que se dinamiza e se desenha no conflito, mas inarredavelmente sem negociar com os poderes político e religioso opressores.

A fé sempre nos coloca na contramão das injustiças e no leito da luta por um mundo justo e de compaixão.

Desde esta orientação compreendemos que a fé ou nos projeta na luta coletiva com quem faz o mesmo, envidando esforços na mobilização coletiva dos trabalhadores e dos pobres, cada vez mais explorados, exaustos, doentes e condenados ao genocídio ou será apenas manifestação religiosa balofa, vazia e herética. Pode ser “louvor”, expressões espirituais fervorosas, mas não a fé.

Neste SÁBADO, 13/11/21, ÀS 11 HORAS conversaremos a respeito  do projeto que reinventa nossa comunhão com Deus e com o próximo: “A fé  nos mobiliza na luta contra as injustiças”. Nosso convidado é o professor Geraldo Antônio Capelassi.

Geraldo Antônio Capelassi, professor e Diretor de Escola da rede Estadual do Estado de São   Paulo, aposentado. Casado com Marisa Gubani Capelassi e pai de dois Filhos:  Paulo e Thiago. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Amparo, SP.

Foi Seminarista pela Congregação dos Missionários Xaverianos.

Trabalha em assessoria e militância com movimentos populares e sindicatos, especialmente APEOESP, SP e UDEMO, SP. Atua nas Comunidades Católicas junto:  CEBs e movimentos Sociais.

É militante do Partido dos Trabalhadores e foi Diretor de Educação e Chefia de Gabinete em governos do PT na Cidade de Hortolândia, SP.

Atualmente atua na militância dos movimentos sociais e política.

Gosta de Poesias e tem se lançado a escrever algumas, como realização pessoal e expressão das esperanças e angústias do seu tempo.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 10 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.