fl_cristãos-card

Fé e Luta com o Rev. Martin Barcala: “Cristãos revolucionários mais do que reformadores”

A crise institucional do cristianismo atual é evidente. Juntamente com o paradigma capitalista a religião seguida pela grande maioria das igrejas atola-se nos descaminhos da opressão e da decadência moral e humana. As igrejas viraram puxadinhos  do neoliberalismo.

O projeto iniciado pelo operário, camponês, pescador, pastor e Mestre Jesus da Nazaré acomodou-se ao lado dos poderosos desde Constantino. E assim cruzou a Idade Média e as revoluções renascentistas e burguesas, sempre como muleta dos grandes proprietários escravocratas e, depois, monopolistas donos do capital roubado da classe trabalhadora.

Porém, na história sempre nos deparamos com profetas radicalmente leais à origem da tradição cristã, que se alimenta na fonte do movimento dos pobres com Jesus na Palestina.  

No Programa Fé e Luta deste sábado, 22 de maio de 2021, às 11 horas conversaremos sobre a opção que pessoas cristãs fizeram pela ruptura radical com as fontes e instituições opressoras.  Pagaram com a vida pela luta que abraçaram, como é o caso do teólogo e pastor Thomas Müntzer, contemporâneo de Martinho Lutero, que se contentou com os limites da Reforma Protestante na Europa.

Müntzer lutou na organização e mobilização dos camponeses alemães contra os proprietários rurais e criticou Lutero por sua aliança com os príncipes e condados, na verdade grandes latifundiários, senhores da guerra e da escravidão.

O nosso convidado deste sábado é o Rev. Martin Barcala. Ele é  pastor Metodista, formado em Teologia pela UMESP. Possui mestrado e atualmente  cursa o doutorando em Ciências da Religião também pela UMESP. Sua tese é sobre Thomas Müntzer, um teólogo alemão do século 16, que foi executado sob a acusação de liderar a revolta dos camponeses em 1525.

Como pastor Martin atua num projeto de plantação de igrejas no Vale do Ribeira, residindo com sua família na cidade de Registro, SP.É professor da Faculdade de Teologia, na área de Teologia e História.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 joras;

– Educação e Vida: todas as segundas feira às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.