foto_helveciocardoso

Helvécio Cardoso, presente: revolucionário e intelectual generoso!

Jornalista Helvécio Cardoso, em Paris, de onde produzia textos e ilustrações para imprensa

Recebi pelo meu amigo Itamar Borges a triste notícia do falecimento de um dos patriotas e revolucionários mais lúcidos, cultos e generosos que conheci, o camarada Helvécio Cardoso.

De pronto o jornalista Wellinton Carlos da Silva do Diário da Manhã aqui de Goiânia deu a notícia em tom triste e, ao mesmo tempo,  elogioso da morte, acentuando a biografia e contribuições que o jornalista e advogado Helvécio deu ao povo brasileiro.

Tive a honra de ser entrevistado por Helvécio para o Jornal de Deboche.  Mas a maior honra foi ser mancheteado de “Dom Orvandil o bispo vermelho”.

Esta entrevista, que guardo com muito carinho, foi feita com a força de  um intelectual honesto e ideologicamente rigoroso, sem permitir margem a devaneios e a mentiras. Ele, no entanto, me causou profundo impacto. Levado ao local da entrevista pelo amigo e companheiro de pensamento, lutas e de Jornal de Deboche, Itamar Borges, com todos os cuidados com os protocolos orientados pela ciência com relação à pandemia, percebi sua fragilidade física num corpo macro e pálido. Mesmo assim a força da dignidade e ideológica como que me atropelaram curiosamente em busca da minha verdade em face de tantas mentiras rolantes pelas igrejas.

Animado com tão nobre encontro com Helvécio e Itamar convidei o jornalista e advogado para um bate papo no Programa Chimarrão Profético no Canal Cartas Proféticas no YouTube, onde a Profª Mirian Preto e eu nos deliciamos com o saber dele, guardando para sempre suas palavras lúcidas e sua imagem corajosa embora a fragilização imposta pelo câncer que o matou.

Tem razão o jornalista Wellinton Carlos da Silva ao afirmar que “considerado um dos jornalistas mais brilhantes da sua geração, o advogado e ilustrador Helvécio Cardoso, 66, faleceu às 6h30 no feriado da República. A ex-esposa, jornalista Magali Carnot, informa que Helvécio lutava contra um câncer no estômago.  

O jornalista Batista Custódio – editor a quem Helvécio prestava reverências por considerar o maior jornalista de Goiás – diz que o profissional esteve com ele em momentos históricos e difíceis”, escreve Wellinton.   

“Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Helvécio escreveu nos jornais Diário da Manhã, Opção e Folha de Goiás – onde, segundo o jornalista Helton Lenine, aprendeu a desenhar e compor suas charges e ilustrações.  

Nas eleições presidenciais de 2018, entrevistou no DMTV então candidatos como Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e João Goulart Filho’, lembra-nos o jornalista do DM.  

Wellinton escreveu mais sobre o colega e advogado Helvécio Cardoso.  “Conforme o jornalista Ulisses Aesse, presidente do Clube de Repórteres Políticos (CRPO), Helvécio era multitalentoso e polímata, já que escrevia músicas, ilustrava e redigia textos jornalísticos com a mesma maestria. Como advogado, atuou no tribunal do júri em diversos estados, tendo uma pauta em defesa do contraditório, que se esmerava em reduzir ao máximo os efeitos da condenação, para que o apenado tivesse sentenças justas e oportunidade de ressocialização.  Aos inocentes, em sua maioria, conseguiu absolvição com seu texto limpo e recheado de figuras, já que dominava a língua portuguesa e o discurso jurídico com grande desenvoltura.

Analista político com grande sagacidade, jamais escondeu sua predileção pela linha ideológica socialista. Foi um dos primeiros no país a escrever contra o que uma corrente de juristas apontou como “quadros mentais paranoicos” e abusos da operação Lava jato – atacou a tese do moralismo e aplicação da teoria do domínio do fato para casos de corrupção”, acrescentou.

Helvécio exemplificou o que é um autêntico marxista leninista: buscou o conhecimento profundo de todas as ciências, desenvolvendo-se como exímio jornalista  entrevistador, tribuno defensor dos injustiçados, sempre encantado pela arte compondo letras de músicas  e tocando inúmeros instrumentos musicais.

Leia a íntegra desta reportagem no Diário da Manhã.

Camarada Helvécio Cardoso, presente!

Abraços proféticos e revolucionários,

Dom Orvandil.

*******************************************************************************************************

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 10 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.