mandetta_arregou

Mariana Lopes: “Quem é Luiz Henrique Mandetta?”

Por Dom Orvandil.

Na semana passada,  com a enorme exposição de Luiz Henrique Mandetta, que exerce o cargo de Ministro da Saúde no desgoverno miliciano, vozes ecoaram quase em uníssono afirmando que ele era o único de bom senso no governo. Logo desconfiei, porque como pode árvore má e podre dar algum fruto bom?

De um lado o louvor ao bem falante, aparentando tranqüilidade e trabalho na defesa da saúde da população, de outro, o amplo apoio da mídia venal, principalmente da Rede Globo e dos  próprios governadores reacionários. Pensei: “ai tem angu nesse arroz”.

A desconfiança metodológica deve sempre nos acompanhar. Duas perguntas me inquietaram com o vedetismo de Luiz Henrique Mandetta. Uma se é possível uma só pessoa honrada, honesta, leal ao povo,  ao Brasil e justa socialmente num governo nascido do golpe, da mentira, da articulação internacional para assaltar o nosso país,  patrolando os trabalhadores e demolindo o Estado a favor do mercado neoliberal? Outra questão era sobre se haveria uma só pessoa progressista nesse desgoverno, se Mandetta é membro de um partido de direita, nascido da ditadura imperialista-militar,  anti reforma agrária e sustentáculo do  agronegócio?

O senso comum afirma que se deve votar nas pessoas e não em partidos, como se isso fosse possível. Nunca assumi essa posição ingênua e despolitizada.

As pessoas se candidatam, disputam eleições e se elegem para defender interesses. Quem se elege por partidos de direita e golpistas alinha-se necessariamente no bloco coletivo dos que defendem um o outro dos dois lados da sociedade.

Ora, esse “seo” Luiz Henrique Mandetta é militante do DEM (demo), que foi parido pela ditadura militar. Essa agremiação sempre se moveu ao lado dos interesses dos poderosos. No golpe de 2016 esse partido votou fechado no impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. É ruralista,  apoiador do agronegócio, esse bloco que privilegia os lucros à alimentação do povo, que envenena a terra como forma de acelerar o crescimento da produção agrícola e, assim, obter mais dinheiro e mais rapidamente, sem a menor compreensão com a saúde da sociedade brasileira.

Não há que nos iludirmos com o “seo” Luiz Henrique Mandetta nem com ninguém desse descalabro miliciano e neoliberal.

A imagem de bom moço de Mandetta tem relação com os arranjos e tentativas de auto salvação da direita golpista e âncora política do mercado assassino, associado ao fascismo odioso.

Nesse momento, o médico indicado pelo coronel Ronaldo Caiado, o golpista de direita, que engana o povo e por isso se elegeu governador de Goiás, tenta se segurar no cargo com o apoio de frente parlamentar ruralista, o seu meio, jogando com duas caras: hora manda o Brasil seguir as orientações da medicina e da ONU no que tange ao isolamento social e a quarentena, hora volta atrás em obediência ao chefe miliciano na presidência. Até mesmo a notícia de que Mandetta bateu boca com Bolsonaro no domingo, falando  em reunião no Palácio da Alvorada sobre os milhares de cadáveres que serão transportados pelos caminhões do Exército,   tem menor importância no conjunto da desgraça que nos cabe arrancar do governo nos próximos meses.

Tal quadro nos mostra o quanto o golpe de Estado movido pelas oligarquias internacionais e nacionais, desembocando na desgraça Bolsonaro, que precisa ser inteiramente derrubado, tem que contar com a unidade de todos os interessados no bem do Brasil e do povo. Não há nesse bloco satânico ninguém que desperte confiança em nós.

Bom mesmo foi encontrar o artigo abaixo na página da doutora em história, Mariana Lopes.

Leia abaixo o que escreveu nossa jovem intelectual de Goiânia, que merece credibilidade justamente por descrever Luiz Henrique Mandetta com base na realidade e não no achismo senso comum.

Mariana postou seu artigo na sua conta no Facebook.

Quem é Luiz Henrique Mandetta?

Por Mariana Lopes*

Mandetta arregou!


E, com isso, se torna mais irresponsável do que Bolsonaro, afinal, ele é médico.

Mas isso parece não ser parâmetro. Haja visto que em 2016, ainda como deputado federal (pelo DEM), votou a favor da PEC 55, a que colocou na Constituição Brasileira (agora como EC95) o congelamento de gastos com SAÚDE e EDUCAÇÃO por 20 anos. Ele já não se importava com a saúde da população…

Para quem estava ensejando elogios ao Ministro, podem ir parando por aí. Não há como vir nada de bom deste governo!

Antes de ser Ministro e deputado, Mandetta foi Secretário de Saúde de Campo Grande (MS) e é investigado por fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois na implementação de um sistema de prontuário eletrônico.

E já como chefe da pasta mais importante no país neste momento, tem efetivado contratos no mínimo duvidosos. Em plena crise do Coronavírus, contratou uma empresa sem licitação para fornecimento de máscaras que, com esta, custam 67% a mais. Sabe que empresa é essa? A Farma Supply, que coleciona processos na justiça e tem como um dos donos um fervoroso bolsonarista.

Outra empresa contratada nos mesmos moldes foi a Cirumed, que foi doadora da campanha de Mandetta para deputado.

É um afronte vê-lo usando colete do SUS nas entrevistas, haja visto que já foi presidente da Unimed e tem um histórico de votos e projetos que beneficiam planos de saúde e não o Sistema Único.

Luiz Henrique Mandetta mudar o discurso agora e se adequar ao criminoso pronunciamento de Bolsonaro ontem não é nenhuma surpresa. O país está à deriva diante de sua pior crise sanitária, por isso é urgente que Bolsonaro e toda sua trupe caia urgentemente! Pra salvar o país! Pra salvar vidas!

*Doutora em História e Coordenação da Mulher Trabalhadora na Fasubra Sindical.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

2 Comentários

  1. 'Mariana Lopes: “Quem é Luiz Henrique Mandetta?” Ajude-nos a alavancar o Cartas Proféticas compartilhando somente a chamada e o link desta postagem: http://cartasprofeticas.org/mariana-lopes-quem-e-luiz-henrique-mandetta/

  2. […] que Luiz Henrique Mandetta não é trigo limpo, como não o era Gustavo Bebiano (releia aqui), mas bastou despertar inveja na cambada de milicianos e nos fascistas que berram como gado por […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.