mn_talibã-card

Mergulho nas Notícias: “O Afeganistão, o Talibã, a crise do mundo e nós”

É evidente que o Afeganistão e o regime Talibã ultrapassam esse binômio simplista.

A tomada do governo pelo grupo islâmico, religião milenar, Talibã é muito mais do que a ocupação do Estado. Trata-se de escaramuças profundas  num mundo em convulsão,  que geme sob o desespero da necessidade profunda de transformação.

O Talibã participa dos conflitos no Oriente Médio há décadas. Com lideranças compradas pelo imperialismo americano e derramamentos de dólares e armamentos pesados na richa contra a tentativa da União Soviética em libertar o povo afegão do atraso, das trevas e das manipulações internacionais desmonstraram que do lado do Afeganistão lutam os que pensavam enfrentar inimigos ocidentais, deixando-se arrastar por avalições de caráter moral, religioso e racial.

Com as guerras de exploração e massacre imperialistas promovidas pelos Estados Unidos para roubar petróleo e outras riquezas, o Talibã enfileirou-se na briga contra os gringos percorrendo os caminhos do terrorismo, que levaram ao incêndio do Iraque, da Líbia, de outros povos e a ataques brutais contra o Irã.

O debate político interno e nas conversações internacionais, principalmente com a China e a Rússia, o Talibã percebe que o inimigo maior é mesmo o imperialismo estadunidense. Nesse processo de amadurecimento percebeu que a via mias correta é a da luta armada associada à mobilização popular.

A mídia internacional monta seu noticiário com base em mentiras e clúnias. Uma delas é a do sexismo com homens barbudos e com a expulsão das mulheres das universidades e do trabalho, forçando-as ao uso da burca. Aos poucos vem à tona o fato de que as mulheres afegãs também não são as mesmas de há 20 anos. Elas se posicionam e lutam pelos direitos femininos à edução e ao trabalho.

O que há No Afeganistão, no Talibã, na crise do mundo e em nós é o que debateremos no MERGULHO DAS NOTÍCIAS nesta SEGUNDA FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2021, ÀS 19 HORAS.

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 19 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação com o seu melhor valor. Pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Leia e veja mais, abaixo. Compartilhe:

Dê likes, inscreva-se, ative o sininho,   comente, contribua.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.