CNTU

O inquietante intelectual Paulo Cannabrava Filho perturba com pergunta avassaladora: “Haverá Brasil em 2022?”

Em palestra na 11a na  Plenária do Conselho da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), em 18 de agosto de 2017, Paulo Cannabrava Filho alou sobre  “emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022” perguntou perturbadoramente:  “Estarei vivo? Haverá Brasil em 2022? O assunto é sério e merece muita reflexão, mesmo porque 22 é emblemático: dever-se-ia comemorar 200 anos da Independência e 100 anos do movimento modernista. Nada a comemorar. Dois fracassos.

Longe dos sonhos dos patriarcas pela independência, hoje voltamos ao tempo de D. João VI, prisioneiros da dívida, tutelados pelo império da vez, exportadores de produtos primários. Longe dos sonhos dos modernistas e das gerações que continuaram a pensar o país, estamos condenados a ser o país do atraso, incapazes de olhar crítica e criativamente a realidade.”

Perturbe-se, inquiete-se e reaja lendo o todo conteúdo da palestra de João Paulo Cannabrava Filho   no maravilhoso site “Diálogos do Sul”, aqui.

Compartilhar:



Responder

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.
Os comentários expressam a opinião de seus autores e por ela são responsáveis e não a do Cartas Proféticas.