nilson_fanini

Pastor Nilson Fanini e seu apoio à ditadura brasileira

Marcos Vinícios Habib Moreira*

Sei da polêmica que é falar desse assunto, mas é um tema que deve ser falado.  Numa época hostil chamada ditadura no Brasil que durou 1964 a 1985,  um pastor batista se destacava em solo brasileiro:  seu nome Nilson do Amaral Fanini (1932-2009) com suas cruzadas evangelísticas em todo território brasileiro. O Pastor Fanini, como era chamado,  era também presidente da Convenção Batista Brasileira e pastor titular da Primeira Igreja Batista em Niterói/RJ,  região metropolitana do Estado do Rio.

Uma coisa triste da sua vida foi seu apoio à ditadura militar. Nunca o Pastor Fanini emitiu uma nota contra regime vigente e a tortura que ele praticava e nem o órgão oficial de sua igreja, Jornal Batista.  Ao contrario havia certo endosso.

Em 1981 o Pastor Fanini foi contemplado com um curso numa escola fascista chamada Escola Superior de Guerra onde treinavam e treinam até hoje militares e civis para o conservadorismo. Foi nessa escola que ele conheceu o Arolde Oliveira,  que viria ser o “Deputado” dos Batistas mais conhecido, pois desde 1982 até hoje nunca perdeu uma eleição,  sempre ao lado do fundamentalismo religioso.

Em 1982 o Pastor Fanini querendo evangelizar as escolas,  com apoio da Academia Brasileira de Letras e do Governo Federal, ou seja, Presidente João Baptista Figueiredo,  ele distribuiu vários novos testamentos.  Talvez você tenha em casa “ O mais importante é o amor.“ E ainda,  numa cruzada no Maracanã em 1982,  o pastor Fanini deu uma posição destacada ao Presidente João Baptista Figueiredo e ao recém eleito Deputado Federal Arolde Oliveira.  Com o resultado dessa amizade o Pastor Fanini ganhou dos milicos a concessão da TV-Rio em 1983.

O Pastor Fanini morreu em 2009, mas nunca ele se proncionou quanto isso e nem se arrenpedeu.  Sei que pastor Fanini chegou a se encontrar com grande líder Fidel Castro em Cuba, mas ao contrario do Presidente João Baptista Figueiredo ele não o exaltou como deveria.

*CRISTÃO PROTESTANTE DE LINHA PROGRESSISTA ECUMÊNICO SENDO MEMBRO DA ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL. COM FORMAÇÃO EM TEOLOGIA PELA UNIVERSIDADE METODISTA EM SÃO PAULO/SP. É O ORGANIZADOR DA CAMINHADA CONTRA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM TERESÓPOLIS/RJ, ATIVISTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E MARXISTA POR CONVICÇÃO, SENDO MILITANTE ATIVO DO PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE ( PSOL ), É MEMBRO DE DIVERSOS COLETIVOS ECUMENICOS E PROTESTANTES E AINDA É POSSUIDOR DE UMA COMENDA DE HONRA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS DIREITOS HUMANOS.

Acesse, curta e se inscreva no canal, por gentileza. Compartilhe!

Colabore com o Cartas Proféticas e aumente sua renda ajudando organizar seminários em sua cidade. Veja como.

Leia também carta de Dom Orvandil: “Desprezo os votos de “feliz natal” e “feliz ano novo”

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios *