Mobilizacao_Indigena_Cimi_Guilherme_Cavalli3

Semana de lutas: indígenas em todo o Brasil mobilizam-se contra o Marco Temporal

Nossos irmãos indígenas dão exemplo que que é preciso resistir a opressão e as injustiças das invasões, roubos e assassinatos de suas terras, água, peixes e matas. A dignidade e a nobreza da vida  só são significativas quando se luta coletivamente

“Em intensa agenda de atividades até o dia 16 de agosto, povos indígenas unem-se contra a tese que ameaça o direito constitucional à terra. Hoje, Dia Internacional dos Povos Indígenas, ao longo de todo o dia, são realizadas mobilizações em todos os estados contra o marco temporal.

Dia 16 de agosto é decisivo para os povos indígenas, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará ações que podem influenciar a demarcação de Terras Indígenas em todo o país. Existe a ameaça de que o STF adote, nos julgamentos, a tese do Marco Temporal, segundo a qual só teriam direito à terra os povos que lá estivessem em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal. Até o dia do julgamento, indígenas de todo o país estarão mobilizados em Brasília para sensibilizar os ministros a não legitimarem a violência historicamente cometida contra suas comunidades. Também são previstas ações em todos os estados.”

Confira no site da Comissão Pastoral da Terra  aqui e leia mais  as atividades previstas para esta semana, que incluem mobilizações, audiências públicas, atos e debates e se articulam com as ações da campanha “Nossa história não começa em 1988”.

Compartilhar:



Responder

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.
Os comentários expressam a opinião de seus autores e por ela são responsáveis e não a do Cartas Proféticas.