Cartas Proféticas

Primeiro blog: www.domomb.blogspot.com.br

Nossa história

Este site é filho do primeiro blog “+Cartas e Reflexões Proféticas”(www.domomb.blogspot.com.br). Seu nascimento deu-se em Campo Grande – MS, em 2007. O contexto da concepção foi o das lutas nos movimentos sociais por mais direitos aos trabalhadores, aos camponeses, aos indígenas, às mulheres, a educação universitária, à pastoral popular etc. Atualmente “+Cartas Proféticas” é editado em Goiânia – GO. Tem novo domínio e nova hospedagem, aqui.
Entende-se por proféticas as reflexões e práticas contextuais atuais onde e quando vivem as pessoas e as sociedades sob injustiças, opressões e rupturas. As reflexões e práticas proféticas identificam as causas das grandes angústias e perplexidades sociais, notadamente os trabalhadores, os pobres, as mulheres, os indígenas, os negros, os homossexuais,  as crianças, os jovens e os velhos, frequentemente vulneráveis aos choques dos grupos dominantes. As críticas e análises proféticas não se separam da busca de propostas e soluções que apontem os caminhos da justiça e da paz que o ser humano social tanto precisa.
++Dom Orvandil Moreira Barbosa é o editor de Cartas Proféticas. Sua trajetória desde a juventude no seminário e depois pelas marchas e demarchas da vida no enfrentamento da ditadura e de ter pago o preço de seu engajamento, continua na marcha pela pálida democracia que vivemos, é de inarredável compromisso ecumênico, macro ecumênico e social com a luta pela justiça social, que se reflete neste blog.
Obrigado pela generosidade em acessar Cartas Proféticas, agora hospedado aqui. Solicitamos que ao lê-lo o compartilhe com seus contatos.
Sempre me assinei e identifiquei como bispo cabano, farrapo e republicano.
Participe comentando critica, mas respeitosamente.
Forte e afetivo abraço.

Dom Orvandil

Sempre assinou suas postagens e  se identificou como bispo cabano, farrapo e republicano.
Cabano como homenagem ao Pará onde se sagrou bispo. Quando chegou em Belém em julho de 2007 a primeira visita que fez foi ao monumento aos cabanos, revolucionários influenciados pelas ideias de liberdade da Revolução Francesa.  Farrapo pela Revolução Farroupilha no RS, seu Estado natal, e no Sul do País contra o império explorador, inspirada também nas ideias da Revolução Francesa, que conseguiu unir o povo gaúcho promovendo a primeira experiência da alforria dos escravos no Brasil. E republicano pelo interesse nas coisa do povo, nas coisas públicas, como reza a origem latina da palavra república (res-publica). No fundo, o que o inspira é a ideia libertária de uma república popular e socialmente justa, liberta da dominação de oligarquias e castas minoritárias a manipular os frutos do trabalho e da vida do povo.
É formado em Teologia e em Filosofia, com larga experiência na relação com alunos/as. É Arcebispo Primacial da Igreja Católica Anglicana,  professor universitário, ativista dos movimentos sociais e interessado nas comunicações. Por isso é  blogueiro e escritor.