general guilher,e

Traição sem limites: “BRASIL TREINA PARA CRIAR BASE MILITAR COM EUA, COLÔMBIA E PERU NA AMAZÔNIA”

General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira

247  As Forças Armadas do Brasil estão organizando um exercício militar na selva amazônica em parceria com forças dos Estados Unidos, da Colômbia e do Peru, para simular a criação de uma base militar multinacional para atender possíveis emergências humanitárias.

Um dos objetivos do exercício é treinar militares e criar diretrizes para oferecer assistência humanitária para eventuais ondas de imigrantes que deixem a Venezuela ou a Colômbia, segundo o general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante logístico do Exército.

Ele disse em entrevista ao UOL que também serão simulados cenários de combate a incêndios florestais e socorro emergencial a vítimas de catástrofes que possam atingir a América do Sul – como terremotos, maremotos, secas e enchentes.

Uma vez acionada em situação real, a base militar logística teria caráter temporário. Porém, a realização do exercício, batizado de Amazonlog 17 e previsto para acontecer entre 6 e 12 de novembro, tem dividido opiniões dentro do Brasil.

Críticos do evento disseram que ele pode sinalizar uma tendência de maior alinhamento da política de defesa e segurança do Brasil com a dos Estados Unidos – em divergência com a perspectiva mais regional da Unasul (União de Nações Sul-americanas).

Já seus apoiadores dizem que ele pode sinalizar uma aproximação militar com os Estados Unidos e é interessante do ponto de vista tecnológico e comercial. Além disso, não seria uma cooperação inédita nem significaria um distanciamento dos países vizinhos.

Compartilhar:



Responder

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.
Os comentários expressam a opinião de seus autores e por ela são responsáveis e não a do Cartas Proféticas.