3 deputados evangélicos

Três parlamentares que orgulham os evangélicos progressistas

Falar na bancada evangélica ou Frente Parlamentar Evangélica  é uma coisa que deixa qualquer protestante triste, pois sua atuação não tem deixado marca dos sinais visíveis.  Quem conhece os deputados que na Câmara atuam não conhece a Jesus Cristo de Nazaré. 

Mas nem tudo está perdido. Gostaria de falar de três parlamentares que orgulham os evangélicos, pois esses sim são verdadeiramente cristãos.

LYSANEAS MACIEL ( 1926-1999 )

Quem não se lembra desse parlamentar que tão forte lutou contra ditadura militar fazendo parte dos autênticos do MDB,  onde teve seu mandato cassado da tribuna da Câmara de Deputados em Brasília/DF. Lysâneas era advogado, criado na Igreja Presbiteriana do Brasil,  era reformado, mas tinha escolhido caminhar ao lado dos presbiterianos com o pastor Jonas Rezende que era ecumênico e progressista. Lysâneas trabalhou no exílio no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra,  na Suíça.

Quando regressou ao Brasil, já anistiado, militou no PT ao lado de Florestan Fernandes, Lula, Jorge Bittar etc,  sendo candidato a governador do estado Rio de Janeiro  mas não ganhou.  Foi então para PDT em 1986 onde foi eleito Deputado Federal,  sendo criticado por muitos evangélicos pois votou a favor do aborto e de pautas progressistas na Constiuitute em 1988. Morreu como um crente fiel na Igreja Ecumênica de Ipanema e como vereador no Rio de Janeiro pelo PDT em 1999,  deixando um grande legado ao lado dos trabalhadores e dos mais pobres.

BENEDITA DA SILVA ( 1942- )

Falar da Benê,  como é conhecida,  é sempre um prazer,  pois milita no PT desde 1981; foi Vereadora, Secretária Estadual, Deputada Federal, Senadora, Ministra de Estado e a mais singular Governadora do Estado Rio de Janeiro. Ela sempre atuou na defesa dos mais pobres, dos negros e da diversidade religiosa.  Hoje exerce o mandato como Deputada Federal sempre com uma voz firme contra fundamentalismo religioso, homofobia e machismo.  Em 1987 esteve ao lado de Lysâneas Maciel na Câmara de Deputados mostrando que evangélico não é conservador. Benedita é da Igreja Betesda do pastor Ricardo Gondim. Falar de Benedita é falar de uma favelada que chegou ao poder máximo de um estado e de um país.

CHICO ALENCAR ( 1949- )

 Chico é protestante novo pois sua militância se deu nas bases progressistas da Igreja Católica Roana como JEC = Juventude Estudantil Católica ao lado de Frei Betto na teologia da libertação quando entrou para o PT.  Exerceu a presidência de associação de moradores, foi um dos mais brilhantes professores de história do Rio de Janeiro,  foi assim que foi eleito para exercer mandato de Vereador pelo PT no Rio de Janeiro e, após isso,  ser um Deputado Estadual do PT destacado. Como Deputado Estadual lutou sempre ao lado dos mais pobres, pela ficha limpa e contra o regime conservador do governador Marcelo Alencar (PSDB).  Tendo discordâncias com o PT foi para PSOL onde continua sendo um brilhante Deputado Federal nos direitos humanos, área educacional e dos mais pobres. Chico é um protestante há pouco tempo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.  

Então, gente, toda vez que você lembrar-se da bancada evangélica lembre-se desses três militantes de esquerda que são protestantes e não se dobraram ao deus mamon, fundamentalismo e conservadorismo.  Que têm um mandatos singulares.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios *