Clara-Vidal

Venezuela: Constituinte trabalha para assegurar direitos dos indígenas

Caracas, 31 ago. A vice-presidenta da Comissão de Povos e Comunidades Indígenas da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), Clara Vidal, assegurou hoje que serão avaliadas propostas que fortaleçam e consolidem os direitos dos povos originários na Venezuela.

Vidal sublinhou que as propostas foram recebidas nas 3.473 assembleias comunitárias que se realizaram nas comunidades originárias durante julho passado, onde se propuseram os candidatos dos povos indígenas à ANC, destaca uma nota da Agência Venezuelana de Notícias (AVN).

Precisou que, entre as propostas está a demarcação das terras, ampliação da educação intercultural, a preservação do ambiente, a economia produtiva e a justiça indígena.

Também disse que mais de 98 comunidades indígenas foram demarcadas nestes 18 anos de processo revolucionário, e destacou que recentemente nove povos indígenas da população de Pijiguao, no estado Bolívar, pertencentes ao setor um do Arco Mineiro, receberam este benefício.

‘Nenhum povo indígena é contra as grandes obras e os grandes projetos que tenha a Revolução Bolivariana, sempre estamos dispostos a trabalhar’, expressou Vidal.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com * são obrigatórios *