cp_perita-mulher-card

Chimarrão Profético com a Perita e doutoranda Gyzele C. Xavier: “Dia Internacional da mulher: abusos e lutas”

No dia 05 de novembro de 2017 postei aqui no Site Cartas Proféticas este texto sobre o protagonismo das mulheres na Revolução Russa. “Não foram poucas as mulheres que tiveram participação ativa naquela que foi a mais profunda revolução do século XX. Afinal, a Revolução de Outubro de 1917 dividiria, por décadas, o mundo em dois polos durante a Guerra Fria. Se vistas apenas pelo sobrenome e os papéis que assumiram na maior transformação social ocorrida no mundo até então, fica claro, o gênero não faria qualquer diferença: em meio a Kollontai, Krupskaia, Armand, Konkordiia Samoilova e Slutskaia estão ministras, secretárias do partido, organizadoras, diretoras, conselheiras. Por outro lado, o que chama a atenção no protagonismo assumido pela mulher na primeira Revolução Comunista ocorrida no planeta não foi exatamente sua ascensão ao núcleo duro do poder idealizado e liderado por Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lênin. Mas o empoderamento (para usar uma expressão atual) que ocorreu à revelia da análise do gênero. A escolha não se deu com a preocupação “cotista” ou para abrir, de maneira forçosa e revolucionária até, o papel da mulher. Mas pela competência e engajamento revolucionários demonstrados ali. Algo raro ainda nos dias de hoje.

O papel da mulher da Revolução de Outubro de 17, tema nem sempre devidamente explorado pela literatura, é o foco do Documentário “As mulheres de Lenin” produzido por EE Filmes e Conexão Jornalismo, de Francis Ivanovich e Fábio Lau” (leia a íntegra deste texto).

É verdade que a revolução é causa da ruptura com todas as causas de injustiças que degradam e humilham o ser humano. Logo é possível pensar no contraditório deste movimento histórico grandioso que libertou os povos soviéticos da humilhação e da miséria também expressos no machismo, nos salários desiguais pagos às mulheres, nos abusos, nos seducionismos toscos, na desigualdade de gênero e nas violências, que são da ordem do sistema velho, carcomido, atrasado, perverso e machista, o capitalismo e suas formas de aplicações através do neoliberalismo e do fascismo.

Vivemos neste 08 de março de 2022 mais um Dia Internacional da Mulher como marca da agenda de lutas dos oprimidos contra o sistema opressor que se expressa no capitalismo. No bojo da opressão atua o machismo como fator desrespeitoso às mulheres e como artilharia do ódio contra a inteligência, crescimento, emancipação, empoderamento e luta igualitária das mulheres.

 Justamente nesta data essencial conversaremos no CHIMARRÃO PROFÉTICO, neste 08 DE MARÇO DE 2022, terça feira, ÁS 11 HORAS, COM A PERITA E DOUTORANDA GYZELE CRISTIANE XAVIER sobre este tema quente: “DIA INTERNACIONAL DA MULHER: ABUSOS E LUTAS”

Gyzele Cristine Xavier é Perita Criminal da Polícia Científica de Goiás. Doutoranda em Direitos Humanos- UFG. Pesquisadora do Consorcio Latino-Americano de Pós Graduações em DDHH – Pela UFG.

*****************************************************************

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é sumario-do-livro-do-roberto-1024x985-1.jpg

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as quartas feiras, às 11 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os sábados às 19 horas;

– Vigília e Resistência: sextas feiras, às 11 horas;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.