cp_direito-a-cidade

Chimarrão Profético com Fernando Menezes: “Luta pelo direito à cidade!”

Uma das decisões da luta avançada contra a ditadura sanguinária e poderosamente armada, representante da burguesia nacional e internacional, disposta a prender, torturas e matar, como de fato o fez aos milhares, foi a de abandonar a linha militar da militância e ingressar nos movimentos de mobilização de massas.

Uma dessas frentes foi o chamado movimento comunitário, que abraçava associações de moradores, de amigos e amigos de bairro, uniões municipais, federações estaduais e a CONAM –  Conselho Nacional das Associações de Moradores.

Sem dúvidas, o enfrentamento na mobilização popular pela conquista de água, energia elétrica, pressão sobre poder público par a construção de escolas, extensões de linhas de ônibus até às vilas, favelas e pontos distantes outrora ignorados por prefeitos e vereadores, empedramento e calçamento de ruas se constituíram em elementos fundamentais na luta por dignidade e, acima de tudo, por elevação da consciência política de amplos setores dos trabalhadores, antes todos manipulados pelo fascismo e pelo capital.

Depois da chamada democratização burguesa, como ocorreu em tantos outros setores, o movimento comunitário também sofreu abandono e desmobilização pelas lideranças progressistas, agora interessadas mais nos espaços institucionais nos parlamentos e nos governos municipais, estaduais e federal.

As associações de moradores se transformaram em currais eleitorais e negócios de candidaturas, principalmente da direita, da social democracia, dos nacionalistas e, desgraçadamente, muitas caíram nos braços das máfias do tráfego de drogas e nas mãos do crime organizado e das milícias, elegendo bandidos dos mais encardidos a todos os setores do parlamento e até do Palácio do Planalto.

Contudo, é necessário que o povo se organize mobilizadamente na luta por sua cidade. Esta experiência é politicamente educativa e rica e unidade popular. É preciso retomá-la em outras bases e perspectivas.

Essa  mobilização será pauta do POGRAMA CHIMARRÃO PROFÉTICO nesta    QUINTA FEIRA, 31/03/22, ÀS 11 HORAS. O nosso convidado é o experiente lutador e comunicador Fernando Menezes, que participará conosco desde São Leopoldo, RS.

Fernando Menezes é Coordenador do MLDC- Movimento de Luta Pelo Direito a Cidade e mora em São Leopoldo, RS.

Consulte o Instituto da Consciência sobre a promoção de cursos profissionalizantes, segunda graduação e de pós graduação: https://icg.edu.br/

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as quartas feiras, às 11 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os sábados às 19 horas;

– Vigília e Resistência: sextas feiras, às 11 horas;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.