cc_teto-de-gastos

CONVERSA. COM: “O que se move por detrás do teto fiscal e o orçamento da transição?”

As tensões entre o malfado teto fiscal e a PEC  da transição e suas causas são pauta do PROGRAMA CONVERSA. COM, QUINTA FEIRA, 24/11/22, ÀS 19 HORAS.

Nossa “Conversa” toma como pauta a agenda que representa a mais fantástica transferência de renda da sociedade para os banqueiros. Esse grupo minoritário de brasileiros e de uma parcela mínima de donos multinacionais de bancos no Brasil funciona como corretores na recepção de vultosa massa de dinheiro em forma de propinas do Estado Brasileiro sob o pretexto de financiamento dos programas e ações do governo.

Em carta recente ao Presidente Lula, rebatendo  os argumentos falaciosos dos economistas neoliberais Pedro Malan, Armínio Fraga e  Edmar Bacha,  os professores, pesquisadores  e escritores José Luis da Costa Oreiro (UnB, Líder do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento). Luiz Fernando Rodrigues de Paula (UFRJ, Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento), Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV-SP, Professor Emérito), Kalinka Martins da Silva (IFG, Professora) e Luiz Carlos Garcia de Magalhães (IPEA, Técnico) disseram que “todo o complexo de taxas de juros no Brasil é uma anomalia na comparação com o resto do mundo. Nos últimos 30 anos o Brasil não apenas exibiu uma das mais altas, se não a mais alta, taxa básica de juros do mundo; como também as maiores taxas de juros sobre empréstimos bancários e cartões de crédito. Nosso sistema financeiro é gigante e disfuncional, pois não atua como criador de crédito e de financiamento do investimento e do consumo do setor privado; mas como corretor dos rentistas que vivem às custas do financiamento da dívida pública.” A análise dos ilustres intelectuais crava mais fundo quando afirma que “no Brasil a verdadeira luta de classes não é entre capital e trabalho, mas entre o capital financeiro, de um lado, e os trabalhadores e o capital produtivo do outro”.(Leia a carta na íntegra acessando o site Brasil 247).

*************************************************************

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças às 11 horas;

– Fé e Luta em novo dia e horário: todas as terças feiras, às 19 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as quartas feiras, às 11 horas;

– Conversa Profética todas as quintas feiras, às 19 horas; – Reflexão do Evangelho: todos os sábados, às 19 horas;

– FALA MEU POVO: sextas feiras, às 11 horas;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação pelo Pix domorvandil@gmail.com.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.