cp_politicas-publicas-card

Desmonte das políticas públicas pelo neoliberalismo

O Canal e o Site Cartas Proféticas demarcam o campo de lutas nas denúncias dos males causados pelo neoliberalismo, essa marcha insana do capitalismo internacional sobre os Estados e na destruição das políticas públicas e dos direitos dos trabalhadores.

Nosso país saiu da ditadura imperialista-militar e logo  foi tragado pelo neoliberalismo na sua fúria de guerra no emagrecimento e inanição estatal e empobrecimento dos povos.

Com a maximização do regime capitalista, o neoliberalismo precisa assegurar-se de que nada impedirá seu processo de acúmulo de riquezas e de lucros, principalmente considerando a pauperização da classe trabalhadora como central na exploração dos debaixo para enriquecer os decima, os 1% dos donos dos meios de produção.

O capitalismo é um sistema econômico que depende da privação da grande maioria das pessoas, negando-lhes as pré-condições essenciais para a vida decente. Os trabalhadores chegam ao trabalho todos os dias sabendo que têm pouca segurança no emprego; eles recebem o que os empregadores consideram aceitável em sua principal prioridade, que é obter lucros, não o bem-estar dos funcionários; trabalham em ritmo e duração determinados por seus chefes; e se submetem  a essas condições, não porque queiram, mas porque, para a maioria, a alternativa de aceitar essas condições é o desemprego. Este não é um aspecto acidental ou marginal do capitalismo. É a característica definidora do sistema.

Como escreve o professor e sociólogo Vivek Chibber  “o poder econômico e político está nas mãos dos capitalistas, cujo único objetivo é maximizar os lucros, o que significa que a condição dos trabalhadores é, na melhor das hipóteses, uma preocupação secundária para eles. E isso significa que o sistema é, em sua essência, injusto”.

A conjuntura indica gravíssima decadência das condições de vida e de trabalho em todos os setores da economia. Na habitação a expulsão dos trabalhadores de suas casas os empurra para as ruas e a intempérie. Na educação seus filhos são atingidos pela pandemia, sofrendo o abandono tecnológico e são obrigados a sair das escolas para os semáforos vender quinquilharias em busca de sobrevivência. Na saúde a pandemia é mais violenta com os trabalhadores,  com os serviços públicos sucateados, sem investimentos e superlotados.

Na agricultura o agronegócio se equipa de máquinas sofisticadas, dispensando a mão de obra, concentrando as terras em poucos proprietários. A devastação do meio ambiente com envenenamento das águas, do solo e o empobrecimento da vegetação é fato incontestável. O armamento pesado utilizado por milícias rurais são ameaças constantes a expulsar famílias inteiras, empurradas para a miséria e a precariedade nas cidades inchadas e plenas de violência.

Conversaremos com o experiente lutador Romário Rosetto sobre tudo isso e sobre a resistência no PORGRAMA CHIMARRÃO PROFÉTICO  nesta QUINTA FEIRA, 10/02/22, ÀS 11 HORAS.

Romário Rosetto é líder do Movimento dos Pequenos Agricultores com enorme folha de lutas e de organização deste setor de trabalhadores. É radialista, repórter e dono de escritório de advocacia e planejamento.

O conhecimento teórico e a luta de Romário RoseTto, com vistas ao auge da crise cruel e dolorida sob a fase mais agressiva da crise do capital, com nuances fascistas, e com o esforço de superação a partir das mobilizações populares neste ano, considerando o desmonte das políticas públicas pelo neoliberalismo,  é fundamental.

***********************************************************************

********************************************************************

Acesse o Instituto da Consciência e informe-se sobre a promoção de cursos profissionalizantes e de pós graduação: https://icg.edu.br/

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as quartas feiras, às 11 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os sábados às 19 horas;

– Vigília e Resistência: sextas feiras, às 11 horas;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.