cp_candidatos-por-goias

O povo decidirá?!

As eleições como movimento político, principalmente na conjuntura de crise e tensão em alta, num confronto extremo entre o país golpeado, com o seu povo brasileiro sofrido sob imensas mazelas, inclusive a do luto por centenas de pessoas praticamente genocidadas pela COVID 19, usada como arma de extermínio pelo fascismo de mãos dadas com o neoliberalismo, é muito importante por expressar ampla mobilização nacional e popular.

Mas eleições são limitadas. Sua grandeza se assentará, isto sim,  sobre vidas humanas de militantes, homens e mulheres, absolutamente comprometidos com o povo e o movimento transformador que transcendam as campanhas eleitorais ao parlamento. Mulheres e homens somente significam a luta na medida em que suas raízes biográficas nutrirem seus currículos com a luta mobilizadora do povo, constantemente, antes, durante e após das eleições. Não bastará ser de esquerda se isto se resumir ao campo eleitoral. É preciso militância no arrebatamento do povo e na sua permanente mobilização.

Felizmente há muitas mulheres aguerridas que fazem de suas vidas dedicação de histórias inteiras ao povo. E muitos homens, também. São pessoas que atuam profissionalmente, são famílias, mas sempre cuidam do tempo para que boa parte de suas agendas sejam dedicadas ao povo, principalmente à sua classe trabalhadora e aos pobres.

Assim é com  a pré-candidata ao Senado Federal pela Federação de partidos de esquerda, Denise Carvalho,  do PCdoB. Ela  é muito conhecida em Goiânia por seu envolvimento sério com as lutas da classe trabalhadora e com os movimentos sociais. Vi-a pela primeira vez sentada numa escada de um curso da Universidade Estadual de Goiás conversando com representantes populares. Impressionei-me com sua simplicidade e paixão política. Suas raízes no movimento político e social são profundas e alimentam sua seiva ideológica.

Denise Carvalho é ex-deputada estadual mais votada por Goiás durante três mandatos e, antes, a segunda mais votada  vereadora em Goiânia. Sua vocação como lutadora se fortalece desde o movimento estudantil na década de 80 como presidente do DCE da UFG, da UEE – GO e da UJS. Liderou o movimento “Pula Catraca” e a campanha “Diretas, já”.

No campo institucional foi secretária de Estado em duas pastas (Ciência e Tecnologia e, depois, Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial – SEMIRA), entre os anos de 2003 a 2010. Presidiu o Fórum Nacional de Secretários de C&T e ganhou o prêmio nacional da lei Maria da Penha por seu trabalho à frente da SEMIRA. Triplicou o número de delegacias da Mulher no estado e criou o Sistema Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar em Goiás. Atualmente, é ativista das causas das mulheres, do meio ambiente, da educação e pela cultura de paz.

Já a minha amiga a Advogada Kelly Cristina Gonçalves tive a honra de conhecer nas ruas por ocasião das grandes mobilizações populares na pressão por mais direitos e também contra o golpe de Estado em 2016. Sempre me impressionei com a simplicidade, doçura e garra na entrega de Kelly. Numa certa oportunidade durante uma mobilização em Goiânia no movimento “Grito dos Excluídos”, à distância, sem que ela percebesse, me emocionei por vê-la pintando faixas, estendendo-as e estirando-as enquanto as distribuía às companheiras na mobilização. Em reuniões de organização da luta na sua residência sempre me senti extrema e calorosamente acolhido por essa combatente, que carrega o amor ao próximo nos nervos e nos abraços. Assim ela é com todas as pessoas, principalmente com as mulheres mais humilhadas e atacadas pelos abusos e pelo machismo, essa praga nascida no escravagismo.

Agora, nestas eleições de 2022,  Kelly Cristina Gonçalves é  pré-candidata a deputada federal pelo PT-Goiás. Ela é Advogada especialista em Direito Penal e Criminologia Crítica. É Militante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), feminista do coletivo Conexão Feminista, da #PartidA Goiânia.

Num dia destes liguei para o Vereador Mauro Rubem e o encontrei na casa de apoiadores de sua campanha como pré-candidato a Deputado Estadual, pessoas com quem ele se articula permanentemente como parte do seu mandado coletivo de vereador de Goiânia. Além do que tratamos em nossa ligação impressionei-me com a solicitude dele ao me apresentar as muitas pessoas com quem se encontrava, falando os seus nomes e o que cada uma fazia. O ambiente era de alegria e confraternização, como sempre acontece por onde passa e com quem encontra o meu amigo, que não se comporta fraternalmente com abraços e sorrisos somente durante as campanhas de que participa como candidato, mas sempre nas mobilizações e luta com os trabalhadores, incentivando e organizando as militâncias.

A biografia de Mauro Rubem, antes deputado estadual por três mandatos, agora como Vereador de Goiânia, quer como sindicalista e presidente da CUT-GO e cirurgião dentista se confunde com o seu currículo político de lutas com nosso povo. O seu carisma na defesa dos interesses e direitos da classe trabalhadora é fator de fácil mobilização, exemplo a ser seguido por todas as pessoas que militam com e pelo povo.

Noutra oportunidade uma liderança sindical me contou que precisou do apoio de um deputado para determinada demanda, procurando um de esquerda do mesmo partido dele, que, no entanto, alegou que não poderia atendê-lo porque era hora do almoço do deputado. Chateado,  o líder se dirigiu ao gabinete do então Deputado Mauro Rubem, que prontamente o recebeu e encaminhou sua demanda, sem alegar interesses de agenda pessoal e partidária. Esta é a diferença entre um parlamentar comprometido com o povo, aqui demonstrado neste singelo exemplo, com outras pessoas que apenas ocupam cargos eletivos.

Agora o Vereador e Cirurgião Dentista Mauro Rubem é pré-candidato a Deputado Estadual pela pelo PT.

Eleições são resultantes de pessoas e de partidos. As pessoas fazem as eleições serem do povo à medida que suas agendas forem tomadas pela militância, pelo combate permanente ao lado do povo e na luta pelas grandes transformações econômicas, políticas e sociais.

Candidat@s apenas buscam votos. Militantes do povo encontram nas eleições e nos mandatos possibilidades de servir o povo na mobilização enquanto nas campanhas e, eleit@s, no uso das tribunas e mandatos como trincheiras de denúncias contra o capitalismo e a favor da classe trabalhadora.

Abraços proféticos e revolucionários,

Dom Orvandil.

********************************************

Nosso encontro no PROGRAMA CONVERSA PROFÉTICA, nesta QUINTA FEIRA, 04/08/22, ÀS 19 HORAS SERÁ com DENISE CARVALHO (pré-candidata a Senadora), COM KELLY C. GONÇALVES (pré-candidata a Deputada Federal) e MAURO RUBEM (pré-candidato a Deputado Estadual) por Goiás.  

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as quartas feiras, às 11 horas;

– Conversa Profética todas as quintas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os sábados, às 19 horas;

– Vigília e Resistência: sextas feiras, às 11 horas;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.