espionagem_fbi-cia

What’s app e iMessage são invadidos e dados espionados pelo FBI

© REUTERS / Francis Mascarenhas

Os combatentes sabem há muito tempo que tanto as plataformas what’s app e todas as outras e os aparelhos celulares são devassáveis e usados como equipamentos de espionagem, principalmente de escutas e mapeamento e agendas das organizações revolucionárias.

Tanto que, em conversas sigilosas de reuniões e com contatos, não basta desligar os aparelhos, que continuam a captar as vozes e identificar seus autores. A única saída para evitar este tipo violento de invasão e espionagem é sacar fora a bateria do aparelho celular. Somente esta ação impede que o aparelho seja usado como microfone de transmissão involuntária de informações, seja em reuniões ou em ligações.

Agora aparece  a notícia sobre o relatório de que o FBI, essa polícia de guerra dos Estados Unidos, apenas confirma o que todos sabemos e nos precavemos.  

A reportagem de Francis Mascarenhas  da Reuters, publicada pela Sputnik Brasil, informa que “apesar de ambas as plataformas prometerem máxima segurança e proteção de dados aos usuários, a própria agência norte-americana descreve estas plataformas como as mais permissivas que existem.

Um relatório do FBI divulgado na segunda-feira (29) revelou o alcance dos dados pessoais que a agência norte-americana é capaz de coletar de mensageiros populares como o iMessage da Apple e o WhatsApp, usando uma ordem judicial ou intimação.

O relatório, datado de 7 de janeiro de 2021, elaborado em conjunto pelas divisões de Ciência e Tecnologia e de Tecnologia Operacional do FBI, revela os diferentes meios que a agência possui para extrair dados confidenciais dos usuários de nove plataformas de mensagens, especificamente o iMessage da Apple, Line, Signal, Telegram, Threema, Viber, WeChat, WhatsApp e Wickr.

Segundo a publicação da revista Rolling Stone, o WhatsApp pode fornecer informações praticamente em tempo real sobre um usuário e suas atividades graças aos metadados que gera. Embora o FBI não possa acessar diretamente as mensagens, tem à sua disposição outros valiosos dados do usuário espiado, como seus contatos e registro de comunicações.

“O fato de o WhatsApp oferecer toda esta informação é devastador para um jornalista que se comunica com uma fonte confidencial”, alertou Daniel Kahn Gillmos, da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês).

Além disso, o relatório do FBI revela que outro gigante tecnológico, a Apple, tem a obrigação de entregar informações básicas de seus usuários, bem como os registros de 25 dias de atividade no iMessage.

Com uma ordem judicial, a agência norte-americana tem o direito de acessar as mensagens enviadas e recebidas que podem estar armazenadas no iCloud”, conclui a reportagem.

Enfim, esta é uma das mais incontestes provas de quanto é falsa e mentirosa a tal democracia nos marcos capitalistas.

Na luta contra a brutalidade da espionagem e da invasão imperialista de nossa privacidade, somos desafiados a sermos mais inteligentes do que este mal.

Bem nos ensinou o grande líder revolucionário cubano,  exemplo de integridade e genialidade,  a não confiarmos nos equipamentos fabricados pela indústria do império. Tanto que Fidel Castro nunca aceitou falar ao celular por saber da espionagem da CIA, que pode, inclusive, explodir cérebros à distância através de aparelhos celulares.

Em favor do povo e da luta libertária todo o cuidado responsável é exigência ética.

Abraços proféticos e revolucionários,

Dom Orvandil.

*************************************************************************

PROGRAMAÇÃO DO CANAL E DO SITE CARTAS PROFÉTICAS

– Chimarrão Profético: todas as terças e quintas feiras, às 11 horas;

– Leitura Profética: todas as quarta feiras, às 11 horas;

– Fé e  Luta: todos os sábados, às 11 horas;

– Mergulho nas Notícias: todas as segundas feiras, às 10 horas;

– Arte e Vida: todas as sextas feiras, às 19 horas;

– Reflexão do Evangelho: todos os domingos (programa gravado);

– Vigília e Resistência na Pandemia;

– Impactos das Notícias: notícias analisadas a qualquer momento (ao vivo).

Apoie este projeto com sua doação  pelo  Pix domorvandil@gmail.com.

Acesse e leia mais. Compartilhe:

  • Trabalhadores e sindicatos são fundamentais, tanto derrotados pelo neoliberalismo como na luta pela vitória popular e nacional

Inscreva-se, ative o sininho, comente, dê likes, compartilhe e apoie sempre!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.